Aprenda como esconder drives e partições do Windows

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda como esconder drives e partições do Windows

Quem compartilha o computador com outras pessoas sabe o quanto isso pode gerar dores de cabeça, especialmente se os outros usuários não dominam o uso da máquina. Momentos de curiosidade ou atalhos acessados erroneamente podem significar a perda de toda sua coleção de músicas ou documentos importantes espalhados por diversas pastas aleatórias – isso só para citar alguns exemplos do que pode acontecer.

Como nem sempre dá para impedir o acesso de outros usuários e, mesmo quem não possui privilégios de administrador tem acesso a todos os drives da máquina, a melhor solução neste caso é simplesmente ocultar unidades que devem ser protegidas. Assim, por mais que curiosos percorram todo o computador, não serão capazes de acessar o local onde você guardou arquivos importantes.

Para realizar essa tarefa, ensinamos neste artigo como utilizar o Hide My Disk, programa leve e simples que esconde qualquer drive do Windows e pode até mesmo bloquear o acesso à leitura de CDs e DVDs. Para isso, tudo de que você precisa é instalar o software e possuir um login com privilégios de administrador no computador utilizado.

Pré-requisitos:

  • Programa Hide My Disk:

Oculte as unidades de disco de seu computador

1) Após realizar a instalação do Hide My Disk, o primeiro passo é se certificar de que o programa está rodando com privilégios de administrador. Caso contrário, surge uma mensagem de erro na hora de esconder as unidades de disco, impedindo que o processo seja realizado de forma eficaz.

Para evitar problemas, clique sobre o ícone do programa e selecione a opção “Executar como administrador”, conforme mostra a imagem abaixo:

2) Após o Hide My Disk iniciar, selecione qual a unidade de disco deve ser escondida de olhares curiosos;

3) Em seguida, clique sobre o botão “Hide” (Esconder) e aguarde alguns instantes;

4) Na janela de confirmação que surge, clique em “OK” para prosseguir. Depois disso, basta fechar o Hide My Disk para utilizar o computador normalmente, sem que a unidade escondida seja exibida.

Restaure a visualização das unidades ocultas

Embora esconder as unidades de disco seja uma boa forma de evitar que curiosos modifiquem o conteúdo do computador, é bom saber como voltar a exibi-las. Abaixo listamos os passos necessários para realizar este procedimento:

1) Abra o Hide My Disk e selecione a unidade de disco que deseja revelar;

2) Em seguida, clique sobre a opção “Unhide” (Revelar), conforme a imagem abaixo:

3) Na janela que confirma a ação realizada, clique em “OK” para prosseguir. Pronto, agora as unidades escondidas já podem ser visualizadas normalmente por qualquer usuário do computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.