Robô vai percorrer 500 Km movido somente a pilhas

1 min de leitura
Imagem de: Robô vai percorrer 500 Km movido somente a pilhas

Começou hoje (23) a viagem do Mr. Evolta, um simpático robô que vai andar de Tóquio a Kyoto, totalizando 500 quilômetros.

E como ele vai chegar lá? Com pilhas da Panasonic. O Desafio Evolta, como é chamado, faz parte da estratégia de marketing da empresa para divulgar a durabilidade da linha de pilhas recarregáveis Evolta.

Mr. Evolta é uma criação do professor da Universidade de Kyoto, Tomotaka Takahashi, e já passou por poucas e boas em busca de recordes. Em 2008, ele escalou o Grand Canyon com apenas duas baterias. Foram 530 metros em 6h45 até o topo.

Em 2009, o robô foi desafiado ao estilo “endurance”: completar 24 horas percorrendo o circuito de Le Mans, assim como fazem os grandes pilotos. E conseguiu novamente. Com apenas duas pilhas, ele percorreu mais de 20 quilômetros durante 24 horas sem parar. De fato, o Mr. Evolta quebrou recordes e figura no livro Guinness.

Confira este vídeo de exibição do Mr. Evolta "3.0":

Agora o desafio está ainda maior: são 500 quilômetros de distância entre as cidades e a pista é muito mais irregular do que a do circuito do ano passado. O pequeno Evolta, de apenas 17 centímetros de altura, está à mercê dos mais variados riscos. Agora, o robô tem design um pouco diferenciado.

São 12 pilhas ao invés de 2, e elas serão recarregadas pelo caminho. Ele é feito de material leve para não pesar e exigir ainda mais energia. Para superar ondulações e também conseguir velocidade quando possível, o robô tem uma roda, parecida com a de hamsters. Aproveitando as circunstâncias, os criadores do desafio utilizaram o design para simular viajantes que puxam carrinhos.

Evolta, em imagem do site oficial do desafio, em japonês.

A cor de Evolta também mudou. Antes azul, hoje ele é verde para indicar a tecnologia amigável ao meio ambiente adotada pelas pilhas: sem o efeito memória, elas podem ser recarregadas por até 1200 vezes.

Evolta começa sua jornada hoje e só deve terminá-la em dezembro. As pilhas serão lançadas durante a viagem. Ou seja, estratégia mais do que planejada. Se você sabe japonês, pode acessar o site oficial do desafio.

Mas mesmo que você não saiba, pelo menos dá para ter uma noção da distância percorrida. Assim que o site é aberto, é possível perceber um gráfico “Live”, atualizado com o progresso do robô.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.