Microsoft anuncia mudanças que visam melhorar a segurança de seus serviços

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia mudanças que visam melhorar a segurança de seus serviços
Imagem: VentureBeat

Se você utiliza o cliente de email da Microsoft, com certeza vai ficar feliz com esta notícia. A companhia anunciou que está avançando nos investimentos feitos para melhorar a segurança dos dados dos usuários que utilizam o Outlook, o OneDrive e outros serviços da empresa.

O objetivo, segundo Matt Thomlinson, vice-presidente de segurança computacional da Microsoft, é oferecer ainda mais proteção para aqueles que utilizam e dependem dos serviços da companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O esforço também tornará mais transparente o método como os órgãos governamentais acessam os dados do usuário, obrigando as autoridades a utilizar meios legais para isso.

Outlook recebe aprimoramento na segurança

As mudanças

A primeira alteração implementada refere-se exatamente ao Outlook. De acordo com o anúncio, o cliente de email agora é protegido pelo TLS, ou Transport Layer Security. Isso significa que as mensagens enviadas são criptografadas até chegarem ao seu destino. Serviços como o Windows Azure, Skype e Office 365 também tirarão proveito dessa nova camada de proteção.

O OneDrive é o próximo que recebe novidades, segundo o comunicado da Microsoft. O antigo SkyDrive, serviço de armazenamento na nuvem da companhia, passa a ter suporte do mecanismo de criptografia PFS (Perfect Forward Secrecy) todas as vezes que você acessá-lo. Essa mudança faz com que cada conexão crie uma chave de segurança única, dificultando a trabalho daqueles mal-intencionados que tiverem acesso à sua conta.

A última novidade nos esforços da companhia é a inauguração de um Centro da Transparência, localizado no campus da empresa em Redmont. O local será visitado por órgãos fiscais e de controle para que eles possam revisar o código-fonte dos principais produtos da Microsoft em busca de vulnerabilidades e backdoors. Esta é apenas uma das instalações planejadas pela empresa para este propósito, e ela pretende abrir mais centros em outros locais.

A notícia realmente mostra-se um alívio para os preocupados com a privacidade de seus dados. Pois, como bem lembrou Thomlinson, a área de segurança está sempre em constante mudança, precisando adaptar-se a cada nova tecnologia e necessidade que surge.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.