Relatório dilvulgado pela OpenDNS revela maiores alvos de phishing em 2010

2 min de leitura
Imagem de: Relatório dilvulgado pela OpenDNS revela maiores alvos de phishing em 2010

Bradesco e Orkut entre os termos mais comuns em golpes

Fonte da imagem: reprodução do arquivo divulgado pela OpenDNS

O PayPal é o primeiro colocado na lista de termos mais utilizados para mensagens fraudulentas de phishing (golpes que visam a obtenção de informações particulares). Com incríveis 45,9%, ele fica à frente do Facebook, do HSBC e inclusive de dois nomes conhecidos por milhões de brasileiros: o Bradesco e o Orkut. O Banco Bradesco foi classificado como o sexto termo mais comum em golpes e atingiu o índice de 1,9%.

Já o Orkut, ficou em sétimo colocado com a porcentagem de 1,7%. Junto com estes termos ainda aparecem os nomes World of Warcraft, Internal Revenue Service, Sulake Coporation, Steam (o famoso serviço de comericalização de jogos) e o Tibia. Tais informações foram divulgadas no relatório oficial da OpenDNS – empresa famosa pelo serviço gratuito de DNS mais utilizado no mundo, com mais de 15 milhões de usuários diariamente.

Além disso, a OpenDNS listou quais países hospedam os sites mais utilizados para atividades phishing. Os cinco primeiros colocados são os EUA, a Alemanha, o Canadá, o Reino Unido e a França – o Brasil não está presente na lista. Os dados foram obtidos com base nas estatísticas do site PhishTank, página da própria OpenDNS que recebe denúncias de phishing e possibilita que os usuários votem nos termos e sites mais comuns com este tipo de atividade.

Outras estatísticas

No relatório ainda são listados os sites mais bloqueados por empresas. Entre os cinco primeiros colocados estão o Facebook, o MySpace, o Twitter e o YouTube. Na lista ainda existem alguns nomes de páginas com conteúdo adulto, incluindo a famosa Playboy. Um fato curioso é que o Facebook aparece com um índice de 14,2% de bloqueios, enquanto que os sites proibidos para menores não chegam a 2%.

Sites liberados em 2010

Fonte da imagem: reprodução do arquivo divulgado pela OpenDNS

As estatísicas da OpenDNS também exibem um ranking dos sites mais “liberados” (páginas confiáveis dentro de uma categoria) em 2010. E por incrível que pareça, entre os primeiros colocados estão YouTube, Facebook, Gmail e Google. É inevitável notar que alguns sites bloqueados também estão na lista dos confiáveis, todavia a OpenDNS informa que isto ocorre devido a divergência entre políticas das empresas.

Informações sobre categorias bloqueadas também estão no relatório. Os assuntos mais restritos incluem conteúdo adulto, sites com assuntos sobre drogas, jogos de azar e serviços de proxy (para manter os internautas anônimos). A OpenDNS anunciou que o relatório foi criado com base em dados coletados durante todo o ano de 2010. Acesse o documento (em PDF) clicando aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.