Emoticons para Orkut ao alcance de um clique

2 min de leitura
Imagem de: Emoticons para Orkut ao alcance de um clique

Quando se fala em rede social no Brasil, o primeiro nome que surge na cabeça da grande maioria dos usuários é: Orkut. O site reúne milhões de brasileiros (o Brasil é o país com o maior número de usuários inscritos no serviço, totalizando 51,06% do total de usuários), que passam boa parte de seu tempo livre navegando pelos perfis e comunidades associadas.

Muitos desses usuários reclamam com certa frequência das limitações impostas pelo serviço na hora de postar recados para amigos. Geralmente quando são postados emoticons (através de códigos de inserção de imagens), são pedidos códigos de confirmação e, mesmo que digitados corretamente, as mensagens são encaminhadas automaticamente para a pasta de SPAM e lá ficam eternamente.

Antes

Mas para usuários que utilizam o navegador Mozilla Firefox existe um complemento chamado Greasemonkey, que permite a utilização de javascripts diretamente no browser. Através desses scripts, é possível selecionar emoticons diretamente na página de recados, assim dispensando a necessidade de códigos extensos, permitindo a utilização dos emoticons nos recados, sem a necessidade de confirmações por captcha.

Antes de instalar os scripts no navegador, baixe o Greasemonkey e instale-o no Firefox. Então acesse uma página de scripts, www.userscripts.org, por exemplo. Digite no campo de busca alguma palavra que possa ajudar a encontrar os emoticons para Orkut: “Orkut”, “Emoticons”, “Smiles” são boas escolhas.

Adicionando scripts

Após escolher o script, o usuário é direcionado para uma página com screenshots e várias abas diferentes. Escolha a aba “Source code” (Código fonte) para ter acesso ao script. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Greasemonkey e escolha “Novo script de usuário”.

Escolha um nome para o script e um “Nome URI”. O nome URI será o nome do arquivo TXT criado com o script, ao confirmar em “OK”, o arquivo é aberto, então é necessário colar o código fonte no bloco de notas e salvar as alterações feitas. O script já estará ativado, assim que o arquivo for salvo..

Em seguida, abra a página do Orkut, clique sobre o ícone do Greasemonkey com o botão direito do mouse novamente e então selecione a opção “Gerenciar scripts de usuários”. Na aba de scripts, selecione o recém-instalado e em seguida pressione “Adicionar” para adicionar o endereço: www.orkut.com.br/*. O asterisco é necessário para que todas as páginas sejam afetadas.

Depois

Pronto, agora é só atualizar a página de recados e todos os emoticons estarão disponíveis para serem utilizados com apenas um clique. Todos os usuários conseguirão visualizar as imagens, mesmo os que não possuam o complemento Greasemonkey instalado.

E os usuários do Baixaki? Conseguiram instalar sem problemas os scripts que desejavam? Os scraps ficaram mais divertidos e bonitos com os emoticons?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.