Aliado poderoso de quem precisa economizar a franquia de dados da conexão mobile, o Opera Mini para Android acabou de ganhar uma atualização que traz um recurso bastante interessante: dar ao usuário um controle melhor sobre o nível de compressão das páginas. Agora, com dois diferentes estilos de navegação, a ideia é que o navegador ofereça a possibilidade de escolher entre rapidez ou experiência – dependendo da sua necessidade.

Segundo a empresa, essa mudança foi feita principalmente para lidar com o fato de que o modo de economia de banda tradicional – que reduz em até 90% o tráfego de dados – nem sempre oferece uma boa visualização para os sites. De fato, essa função, que agora é conhecida como Extreme, quebra o layout de grande parte das páginas – reduzindo imagens e eliminando vídeos –, chegando, às vezes, a apresentar incompatibilidade com algumas delas.

O destaque do update então é a modalidade High, que mantém as propriedades e características dos sites – incluindo clipes e design original – ao preço de uma redução um pouco menor no consumo. Pode ficar tranquilo, a nova ferramenta ainda é gentil com seu 3G, limando até 49% do que é transmitido para o seu celular via web. Assim, o modo é ideal para quem tem planos mobile melhores que a média, mas não dispensa velocidade.

A nova versão do browser recebeu ainda melhorias no armazenamento de páginas offline, reformulação do sistema de mudança de abas, modo de navegação privado e até uma interface escalável que se molda conforme a resolução do aparelho. Geralmente voltado para smatphones de entrada, com essas mudanças o Opera Mini pode cair no gosto do pessoal que tem dispositivos mais parrudos em mãos.

Mais economia ou beleza na navegação? O Opera Mini agora permite que você escolha a melhor opção. Comente sobre a mudança no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo: