Ajuste controles e aprimore sua experiência com o navegador. (Fonte da imagem: Reprodução/Hdwallpapersinn)

Se você acessou este tutorial, é bastante provável que o Opera seja um dos seus principais navegadores. Do contrário, que tal conhecer algumas das peculiaridades deste cada vez mais popular browser (veja mais aqui)? Visto isso, vamos, então, logo ao tema deste texto. Você bem sabe: o Opera, assim como qualquer outra ferramenta de desbravamento online, conta com determinadas configurações nativas.

Por vezes, os ajustes de base dos navegadores não primam pela privacidade dos usuários – o que exige, assim, um rápido calibre de alguns dos controles, neste caso, do Opera. Neste artigo, você vai aprender a configurar certas opções que vão aprimorar sua experiência com a internet. Cancele a abertura de abas fechadas em sessão anterior e solicite o não rastreamento da sua navegação aos sites visitados por meio destes simples comandos.

Passo 1 – Configurações

Clique sobre o botão “Opera”, localizado à extrema esquerda do canto superior do browser. Em seguida, vá até a opção “Configurações” – ao lado deste campo, o símbolo de uma engrenagem vai aparecer.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Podemos notar, também, que é possível acessar o campo “Configurações” por meio do atalho “Alt + P”. Uma nova aba foi aberta, correto? Pois então é hora de passar ao passo seguinte.

Passo 2 – Ajuste as preferências

Pode ser que você não queira deixar as páginas visitadas em uma sessão anterior à mostra para outros usuários. Para abrir apenas uma guia, execute estes seguintes comandos. Na aba “Configurações”, diversas ações serão listadas. Para desabilitar a abertura de sessões anteriores, marque, no campo “Navegação”, a opção “Abrir a Página Inicial” – agora, somente uma aba será mostrada sempre que seu Opera for iniciado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Vale dizer que é possível determinar o início de um conjunto específico de sites ao clicar sobre a opção “Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas”. Acesse o link “Configurar páginas”, digite os endereços dos portais que deverão ser abertos e pronto.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

E, se proteger ainda mais a sua privacidade é a sua intenção, role a página de “Configurações” e, ao final dela, no campo “Página Inicial”, desmarque a opção “Pré-carregar conteúdos do Descobrir” – dados armazenados pelo Opera não serão, dessa forma, carregados sem a sua autorização.

Privacidade e Segurança

Atenção: ao ativar a opção “Enviar solicitação de ‘Não rastrear’ com seu tráfego de navegação”, apenas uma requisição será feita pelo Opera. Não significa, portanto, que todos os sites vão “ignorar” a sua visita. Significa dizer que os endereços visitados podem aceitar ou não o seu pedido de anonimato.

Para habilitar esta opção, clique sobre a caixa “Enviar solicitação de ‘Não rastrear’ com seu tráfego de navegação”. Note que, conforme já lhe fora alertado, um aviso subirá à tela. Clique em “OK” e pronto.

(Fonte da imagem: Divulgação/Tecmundo)

Você pode, ainda, desmarcar as três opções nativas adotadas pelo browser; desmarque, para otimizar sua privacidade em ambiente online, as caixas “Use um serviço de previsão para ajudar a completar as pesquisas e os URLs digitados na barra de endereço”, “Prever ações de rede para melhorar o desempenho do carregamento de páginas” e “Enviar automaticamente estatísticas de uso e relatórios de falhas para o Opera”.

....

Apesar de ser possível calibrar algumas das opções de navegação, privacidade e segurança, é importante destacar outra vez que uma “navegação fantasma” não é ponto forte do Opera. Ao ativar a solicitação de “Não rastrear”, apenas uma requisição será mandada aos sites visitados – que podem, assim, simplesmente ignorar os tais pedidos.

De toda a forma, cancelar a abertura das sessões anteriores e desativar o preenchimento automático de sugestões de URLs são ações capazes certamente de otimizar a privacidade de qualquer internauta. Se você deseja desativar os rastreadores mais populares utilizados em rede, clique aqui e acompanhe outro dos nossos tutoriais.

Cupons de desconto TecMundo: