A Daimler está incluindo em suas duas linhas de ônibus, da Mercedes-Benz e da Setra, uma função que faz com que os veículos freiem automaticamente para evitar atropelamento de pedestres.

Os ônibus vão receber a chamada Assistência de Frenagem Ativa 4 (ABA 4) já no primeiro semestre de 2018 e serão os primeiros do mundo a contar com a função, que foi desenvolvida especialmente para esse tipo de veículo e que foi baseado no sistema utilizado nos carros da Mercedes-Benz.

Equipados com sistemas de radar para curtas e longas distâncias, os ônibus poderão detectar os pedestres a uma distância de até 80 metros e farão a frenagem de forma autônoma em caso de risco de colisão – inclusive caso as pessoas estejam ao lado da dianteira do veículo. Ciclistas e veículos também são detectados em distâncias de até 160 metros e 250 metros, respectivamente.

O sistema vai alertar o motorista com indicadores visuais e sonoros antes de entrar em ação, dando tempo para que o condutor consiga buzinar ou desviar, caso seja possível. Os primeiros modelos que virão com o ABA 4 serão o Tourismo, da Mercedes-Benz, e os ComfortClass 500 e TopClass 500 da Setra – que também poderão ser equipados com cruise control adaptativo, que compartilha o sistema de radar utilizado para o ABA 4 –, que, por enquanto, ainda não chegaram ao Brasil.