Que feio! Versão chinesa do OnePlus 3 é cheia de anúncios publicitários

1 min de leitura
Imagem de: Que feio! Versão chinesa do OnePlus 3 é cheia de anúncios publicitários
Imagem: OnePlus

Imagine-se indo fazer uma ligação no seu celular, procurnado pela lista de contatos. De repente, aparecem sugestões de táxi para você chamar ou restaurantes próximos. Achou chato? Pois saiba que situações assim tem acontecido com quem já adquiriu o smartphone OnePlus 3.

A fabricante OnePlus tem sido bastante criticada na China por conta da versão local da skin Hydrogen OS, que personaliza o sistema operacional Android no OnePlus 3. Aparentemente, ela conta com um recurso instalado chamado "Live Services". Ele fica embutido dentro do discador do aparelho e mostra vários anúncios de transporte, refeição, lazer e por aí vai — sem pedir qualquer autorização ao usuário e deixando a tela bem mais poluída.

Os usuários que reclamaram da "novidade" até falaram que os preços sequer são competitivos para justificar a presença das ofertas. Aparentemente, o Live Services é algo totalmente terceirizado e não tem ligação direta com a OnePlus, o que significa que a marca não deve controlar que tipo de produto será anunciado por lá.

Pode piorar?

Por enquanto, o problema está restrito ao mercado chinês, já que a versão global do OnePlus 3 conta com a skin Oxygen OS, sem anúncios, no lugar da Hydrogen OS. Só que rumores já falam que ambas serão mescladas em um futuro próximo, talvez em uma próxima versão do smartphone.

Além disso, caso o retorno financeiro seja vantajoso, nada impede a marca de colocar o Live Services em outras janelas de apps do celular. A também chinesa Xiaomi também já usou essa estratégia para gerar receita no mercado local — e também não escapou de uma enxurrada de críticas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.