A Oi anunciou durante a última edição da feira Futurecom que deve investir R$ 1 bilhão em tecnologia 4G até o final de 2013. Além disso, a operadora também divulgou as empresas que devem fornecer a infraestrutura para a nova rede. Trata-se da Alcatel Lucent, da Ericsson e da Nokia Siemens, conforme anunciado pelo diretor de operações da companhia, James Meaney. Os contratos foram assinados na última terça-feira, 9.

De acordo com a Meaney, 2,3 mil estações rádio-base devem ser instaladas para a rede 4G até o final do ano que vem. O executivo disse ainda que 66 estações já foram pré-vistoriadas — com 2,1 mil equipamentos prontos para a instalação.

A concorrência para o fornecimento de infraestrutura foi anunciada pela empresa durante o último mês de julho, reunindo nove propostas diferentes. A implementação do projeto teve início hoje, 10. “As equipes estão se juntando hoje para detalhar sites e equipamentos. Mas já adiantamos muito trabalho”, afirmou o diretor durante a referida feira.

Ele continua: “Estamos falando em, no mínimo, 2,3 mil estações rádio-base, mas, dependendo da necessidade de consumo da população, nosso projeto pode contemplar mais sites até 2015”. Meaney reforça ainda mais uma vez: “O mínimo será isso mas, obviamente, o projeto contempla mais estações rádio-base”.

Fonte: G1

Cupons de desconto TecMundo: