Vírus em macros voltam a assombrar o Office

1 min de leitura
Imagem de: Vírus em macros voltam a assombrar o Office

Uma onda de ataques está assombrando o Office novamente. De acordo com o blog do Centro de Proteção de Malware da Microsoft, que publicou um alerta na última sexta-feira (2), os macros estão sendo usados para propagar vírus tanto nos documentos do Word quanto nas planilhas do Excel.

O cuidado tem que ser feito ao receber emails com anexos que precisam ser baixados. Por causa do risco, a Microsoft está impedindo que os macros sejam abertos automaticamente nos arquivos dos programas. Desde então, o número de ataques realizados com sucesso despencou.  Segundo o próprio blog, quase nenhuma infecção foi detectada a partir da implantação da medida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cuidado ao abrir documentos por email

Para enganar os usuários, uma mensagem aparece quando o arquivo é aberto, pedindo para que os macros sejam ativados, pois o documento foi editado em uma versão mais nova do Word. Essa mensagem é completamente falsa e infecta o computador caso o usuário siga as instruções.

Os macros são pequenos programas embutidos nos documentos do Office, que servem para automatizar tarefas repetitivas. Eles foram usados amplamente para espalhar vírus na década de 90, espalhando as pragas de um computador para outro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.