Próxima versão do Microsoft Office vai incluir ajudante, tema escuro e mais

2 min de leitura
Imagem de: Próxima versão do Microsoft Office vai incluir ajudante, tema escuro e mais
Imagem: BHM Pics

A Microsoft certamente está bastante ocupada se preparando para o lançamento da prévia técnica de sua nova versão do Windows ainda para este mês, mas isso não significa que o sistema operacional é a única coisa que a gigante dos computadores vem fazendo. De acordo com fontes do Verge na empresa, a companhia vem distribuindo para parceiros e testadores cópias da prévia técnica da próxima edição do pacote Office.

Embora os testes ainda estejam em seus estágios iniciais, já é possível explorar alguns dos novos recursos. Entre as novidades está o Tell Me, um auxiliar que já está presente nas versões online do Office e mistura elementos de ajuda com uma ferramenta de busca – com um funcionamento que lembra muito o saudoso Clippy, fornecendo uma forma ágil de descobrir funções e fazer perguntas sem ter que navegar pela vasta documentação dos programas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Tell Me, no entanto, não tem um personagem animado como o Clippy, limitando-se a um ícone de lâmpada que indica sua presença nos documentos. Perguntar “como faço para inserir imagens?”, por exemplo, faz o auxiliar exibir recursos relevantes e sugestões adicionais para todos os aplicativos que fazem parte do pacote.

Visual sombrio

O menu no formato de barra de fita continua presente nas novas versões dos programas do pacote, sem grandes mudanças em seu funcionamento. A principal alteração na interface parece ter sido o uso de tons mais escuros nas cores dos softwares. Segundo a Microsoft, o pedido mais recorrente de usuários do Office 2013 foi a implantação de um tema preto, similar ao que existia para a edição de 2010.

A empresa está atenta ao feedback dos testadores e pode modificar áreas que forem consideradas claras ou escuras demais. O visual parece um tanto incomum, mas deve agrada pessoas que usam os programas frequentemente, por causa menos cansaço nos olhos do que a opção branca. O tema preto não é o padrão do novo Office, mas estará disponível junto às variáveis em cinza claro, cinza escuro e branco.

Outros recursos novos incluem a rotação automática de imagens, permitindo que o software use os metadados de câmeras para posicionar corretamente as fotos adicionadas a documentos. Uma vez que a figura tenha sido inserida, o Office vai rodá-la automaticamente de acordo com a orientação do seu aparelho de origem – os usuários podem fazer novas rotações manualmente depois disso.

Cumprindo promessas

No Outlook, a maior novidade é a possibilidade de determinar que as opções de sincronização do programa façam o download de emails recebidos apenas nas últimas 24 horas ou no período de três, sete ou 14 dias. Atualmente, o software permite apenas baixar o mínimo de um mês de mensagens, o que causava alguns problemas para usuários de notebooks e tablets Windows com armazenamento limitado.

Em linhas gerais, a maioria das melhorias que a Microsoft fez naquele que por enquanto é conhecido apenas como Office 16 foram mudanças sutis. Essa nova versão do pacote deve servir para estabelecer o calendário e a habilidade da empresa de atualizar regularmente o Office 365 com novas funções, reparos e aprimoramentos – coisa que a empresa de Bill Gates prometeu fazer para sua variante dos programas no sistema de assinaturas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.