(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ontem a Microsoft confirmou oficialmente que trará seu Outlook Web App para dispositivos Android ainda este ano. A empresa já havia lançado um aplicativo Outlook.com para o OS mobile da Google, mas o Web App é a versão em nuvem do Outlook do Office para desktop. 

O aplicativo permitirá que os usuários usufruam de todos os recursos do Microsoft Office 365 incluindo três novos utilitários: Clutter, Enhanced Document Collaboration e Groups. Logo abaixo descrevemos quais são as funções de cada um deles.

Clutter

O Clutter (que provavelmente será traduzido para algo como “Filtro de Desordem” quando ganhar sua versão em português) consiste em uma ferramenta para limpar emails indesejados que os usuários encontram diariamente em suas caixas de entrada.

“As pessoas necessitam de uma forma simples — porém mais precisa — de gerenciar o alto volume de mensagens de email que elas recebem. É preciso que haja uma maneira de separar itens irrelevantes dos importantes sem ter que estabelecer um monte de configurações e filtros na caixa de entrada... O que acaba ficando complicado muito rapidamente,” disse Steve Chew, gerente de marketing da Microsoft em seu anúncio no blog oficial.

(Fonte da imagem: Divulgação/Office Blogs)

O recurso tenta aprender quais emissores responder e quais ignorar. Isso é feito com ajuda da tecnologia que a MS introduziu no 365 no início de março, o Office Graph. Depois que o Clutter percebe o comportamento dos usuários ao lidar com seus emails, ele passa a mostrar apenas aqueles que são frequentemente respondidos. Os usuários podem também mudar as configurações e marcar outros emails como “importantes”, fazendo com que estes apareçam como prioritários na caixa de entrada.

Enhanced Document Collaboration

O segundo recurso (que pode ser traduzido como “Colaboração Aperfeiçoada de Documentos”) propõe incluir integração completa com o OneDrive for Business — ferramenta da Microsoft, diferente do OneDrive, que funciona como biblioteca profissional para guardar documentos de trabalho e outros arquivos.

Desta forma, ele promete facilitar o compartilhamento de arquivos armazenados na nuvem, assim como anexos presentes no email. O usuário poderá compartilhar algo por duas vias, pelo Web App e pelo OneDrive for Business.

(Fonte da imagem: Divulgação/Office Blogs)

Groups

A Microsoft diz que o terceiro recurso é uma aplicação reformulada, agora oferecendo a possibilidade de executar uma “coautoria em tempo real” através do Microsoft Office Online — utilitário que permite a visualização e edição de documentos lado a lado a uma conversa de email. Sendo assim, todos os usuários que tiverem permissão podem mudar um único documento ao mesmo tempo sem fazer múltiplas cópias do mesmo.

Uma experiência aperfeiçoada de email

Chew sintetiza o que o novo aplicativo significa para a Microsoft com a seguinte declaração: “Nós estamos realmente animados em entregar essa experiência aperfeiçoada de email e colaboração no Outlook Web App através dos dispositivos mobile. Estamos trazendo uma maneira totalmente nova de pensar o email como algo que possibilita às pessoas completarem seus trabalhos, seja no escritório ou enquanto estiverem em trajeto”.

A Microsoft revelou na última quinta-feira seu pacote de aplicativos do Office para iPad, além de fazer mudanças importantes em seus apps para iPhone e Android. Com as últimas atualizações, editar arquivos do Office é algo gratuito para uso doméstico. Antes, os usuários podiam apenas visualizar documentos do Word, Excel e PowerPoint em seus aparelhos, mas para editá-los, uma assinatura paga do Office 365 era necessária.

Apesar de anunciar o lançamento do Outlook Web App para o segundo semestre de 2014, a Microsoft não confirmou nenhuma data exata. Por isso, fique atento às notícias diárias do TecMundo, nós avisaremos por aqui, logo que surgirem mais informações.

Cupons de desconto TecMundo: