Office for Mac 2011 está a caminho!

2 min de leitura
Imagem de: Office for Mac 2011 está a caminho!

A Microsoft deu sua primeira palavra oficial sobre o Office for Mac 2011 durante a MacWorld 2010, evento de grande importância para a comunidade Apple. De acordo com a empresa, a suíte de aplicativos office deve trazer novidades para tornar os programas mais estáveis e com ferramentas que facilitam o trabalho.

Nem todos os usuários Mac se adaptam às suítes de aplicativos de escritório oferecidas na plataforma. Além do Microsoft Office, há a própria suíte da Apple, o iWork, e aplicativos em código livre como o OpenOffice. Para muitos usuários, encarar o Word 2004, o Pages ou a ferramenta de texto do OpenOffice ainda é uma tarefa árdua.

O Office for Mac 2011 vem em boa hora e é encarado como a última esperança para resolver o problema das suítes Office no Mac. A versão 2008 da suíte de aplicativos da Microsoft é de tirar qualquer um do sério. Lentidão, erros sem fim e gula por memória são algumas de suas desvantagens. Agora é a chance de mudar. Office for Mac 2011, o que a Microsoft pode oferecer ao pomar?

Office for Mac 2011

O que vem por aí

A Mac Business Unit é o setor da Microsoft responsável pelo desenvolvimento de softwares para a plataforma Mac. Segundo eles, o novo Office se baseia em três pontos principais. São eles: melhor compatibilidade entre plataformas, ferramentas de trabalho em grupo e uma interface sofisticada. Além disso, a antiga promessa de trazer o Outlook para o mundo da maçã continua de pé.

Compatibilidade

A interação dos documentos no Windows e no Mac vai muito além da capacidade de ler e editar um arquivo de formato compatível. Do ritmo de trabalho à interface, o Office do Mac e do Windows devem ficar cada vez mais parecidos.

Imagens divulgadas  pela Microsoft

Trabalho em grupo

A edição de documentos de maneira colaborativa cresce a cada dia que passa. Para não ficar para trás e oferecer ferramentas completas, a Microsoft adotará um sistema que faz uso do sistema de documentos online. Desta forma, usuários poderão compartilhar e colaborar em diversos documentos com outros usuários independente da plataforma que utilizam.

Imagens divulgadas pela Microsoft

No Microsoft Office Web Apps, uma espécie de Google Docs, os usuários poderão interagir em tempo real, fazendo sessões de brainstorming, edição simultânea de documentos e o que mais você precisar.

Interface

Em termos de visual, a utilização do Ribbon é a grande novidade do Office for Mac 2011. No mundo dos computadores, o termo Ribbon se refere a quando uma série de barras de ferramentas e janelas são armazenadas em uma barra principal e separadas por abas. Na suíte Office para Windows, a Microsoft já faz uso deste artifício desde 2007.

Ribbon no Mac

A versão Mac do Ribbon não substitui nenhuma barra de menu, mas entra no lugar da “Galeria de Elementos”, que atrapalhava bastante o uso dos aplicativos. Além disso, a nova interface está mais nativa do que nunca. O Ribbon foi desenvolvido em Cocoa e tira proveito do sistema de animação Core da Apple.

Outlook

Ao que tudo indica, o gerenciador de emails da Microsoft está quase pronto para aterrisar no pomar. O novo aplicativo deve oferecer suporte aos arquivos PST, utilizados para backup de informações, e o IRM, ferramenta que dá permissões sobre o que o usário pode fazer com determinada mensagem de email (ler, editar, imprimir etc.)

Baixaki MAC

As intenções da Microsoft são boas e o Office for Mac 2011 é a última esperança de quem não consegue se adaptar ao iWork, OpenOffice ou ao próprio Office for Mac 2008, suíte repleta de falhas. Se a nova versão do Office for tão boa quanto o anunciado, muitos usários Mac vão pular de alegria. Agora só nos resta aguardar uma versão Beta ou novos pronunciamentos da Microsoft.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.