Word 2007: numere as páginas do jeito que quiser!

2 min de leitura
Imagem de: Word 2007: numere as páginas do jeito que quiser!

Seu trabalho de conclusão de curso precisa ser protocolado amanhã e você ainda precisa fazer alguns ajustes finais no documento antes de imprimir e encadernar. Um desses ajustes está ligado à paginação. As regras instituídas pelo professor coordenador exigem que as páginas numeradas sejam as páginas textuais, ou seja, aquelas que vêm depois do índice do seu documento.

Não são apenas os trabalhos acadêmicos que exigem paginações específicas. Os documentos que exigem algum tipo de numeração diferente são muito variados. Assim, o processo que você precisa realizar para seguir essas tais normas é bastante simples. Porém, é importante que você tenha o texto pronto – ou pelo menos quase pronto – para poder numerar sem problemas.

Para começar, vá até a página que você precisa numerar e clique na aba “Layout da Página”. Note a segunda caixa de recursos do menu. Ali existe uma opção chamada “Quebras”. Clique e encontre “Próxima Página” na segunda metade do menu que irá abrir. Isso fará com que a sequência de números seja quebrada. É importante lembrar que isso deve ser feito em cada página e bloco de texto que você achar necessário – ou que as regras exijam.

Clique nos locais indicados para iniciar o processo!Crie uma quebra de seção para novas marcações.

Agora, vá até a aba “Inserir” e clique em “Número da página”. Ali você encontra as mais variadas opções de numeração disponibilizadas pelo Word 2007. Escolha qual delas melhor se adapta às suas necessidades.

Use as abas para navegarInsira numeração nas páginas!

É importantíssimo reparar em um ponto da terceira caixa de recursos dessa aba. A caixa “Navegação” contém um botão chamado “Vincular ao anterior”. Sempre que for necessário remover a numeração de uma página, desative este botão e apague, manualmente, o número da página.

Desvincule a numeração da seção anterior para apagar!

Pronto! Agora você já pode numerar apenas as páginas que forem necessárias! Além de numerar só o que quiser, você também pode editar suas preferências de numeração. Para acessar essas opções, você precisa clicar duas vezes sobre o cabeçalho ou o rodapé do seu documento para habilitar a “Design” dessa região da página.

Fomate as opções de numerações

Observe a primeira caixa “Cabeçalho e Rodapé”. Clique em “Número de Página” e acesse “Formatar Números de Página”. Nessa janela você pode escolher o formato dos números que estarão no cabeçalho ou rodapé dessa página, assim como incluir títulos de capítulos e especificações relacionadas às seções e quebras. Outra opção também está relacionada ao primeiro número das marcações do seu documento. Personalize da maneira que achar melhor.

Edite as configurações.

Muito bem, agora que você já conhece as técnicas para numerar páginas de maneira personalizada, já pode ficar tranquilo quanto a esse ponto do seu trabalho acadêmico ou documento. E você? Quais eram as suas dificuldades em numerar páginas? Conte para a gente no seu comentário!

Você pode adquirir o Office direto na loja oficial da Microsoft clicando neste link.

Fique ligado para mais dicas e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.