Word: personalizando a numeração automática dos parágrafos

1 min de leitura
Imagem de: Word: personalizando a numeração automática dos parágrafos

O recurso de numeração automática dos parágrafos é, apesar de não muito utilizado, valioso, pois ajuda a manter seu texto organizado. O que a maioria das pessoas desconhece é que é possível personalizar várias das suas funções, definindo, por exemplo, o número a partir do qual a sequência se iniciará.

Neste tutorial ensinaremos a fazer essas modificações, alterando características como a formatação dos números, o tipo de fonte, a distribuição de espaçamento (através da configuração da régua) e algumas outras opções (não menos úteis).

Passo básico: inserindo os números em seus parágrafos

Antes de qualquer coisa, é necessário aprender a numerar os parágrafos. Isso se dá através da ativação do recurso de numeração automática, a qual pode ser feita de duas maneiras: se você ativá-la antes de começar a escrever, cada um dos parágrafos subsequentes será numerado; se selecionar um ou mais parágrafos antes de clicar no botão, eles serão exibidos como uma lista numerada. Observe o seguinte vídeo e perceba, na prática, como o mecanismo funciona:


Ah! Se você recortar um parágrafo numerado e colá-lo em um local diferente do texto, a numeração será automaticamente refeita (de modo a preservar a ordem numérica).

Sou a régua, muito prazer

Ferramenta esquecida por boa parte dos usuários, ela é extremamente útil para controlar o afastamento (também chamado de recuo) gerado ao numerar os parágrafos. “Como assim?”, você pergunta. Simples: percebeu que, ao iniciar a numeração automática, o parágrafo dá um “pulo” para a direita? Pois é, essa geração de espaço pode ser definida com o uso da régua.

Primeiro devemos ativá-la: acesse a guia “Exibição”, e em seguida marque a caixa de seleção “Régua” (se ela já estiver ativada, ignore este passo).

regua

Em seguida você perceberá duas setas em forma de triângulo na régua (as figuras circuladas na imagem acima) – são elas que controlam o recuo. O triângulo de cima demarca a posição dos números; o de baixo, a posição do texto. Note, ainda, que há um retângulo sob a seta de baixo: clicá-lo e arrastá-lo faz com que as duas setas sejam movidas simultaneamente. Confira o vídeo:


Mais personalização

É possível alterar diversas outras características, tais como: a fonte a ser utilizada, o tipo de separador entre os números e o texto, se a contagem continuará de onde parou ou recomeçará. Preparamos um vídeo-tutorial especialmente para vocês, leitores do Baixaki, que exemplifica o uso dessas funções. Confira:

Dúvidas? Sugestões? Sinta-se livre para comentar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.