O WordPad tem tudo que você precisa!

1 min de leitura
Imagem de: O WordPad tem tudo que você precisa!

O discreto WordPad costuma ser a última opção como processador de texto para os usuários do Windows. A prioridade acaba sendo dada certamente ao Word ou ao Bloco de notas, este praticamente sem nenhum recurso e aquele cheio de possibilidades — as quais muitas vezes desnecessárias. Então por que não ficar no meio termo?

Se você não precisa de tantas funcionalidades quanto dispõe o Word, que por tal motivo também acaba pesando um pouco mais no sistema, e ao mesmo busca um editor que lhe permita ao menos algumas ações básicas, conheça um pouco das principais funções do WordPad:

Segurando a tecla Control e girando o wheel do mouse você aciona Zoom no texto. É possível aumentá-lo ou diminuí-lo praticamente sem limites. Note que a fonte continua do mesmo tamanho, só a tela que sofre essa aproximação/afastamento. Essa dica também funciona com alguns navegadores e aplicações, porém é impossível realizá-la no Bloco de notas!

Para selecionar um parágrafo inteiro também é muito fácil. Basta que você clique três vezes com o botão esquerdo do mouse em qualquer um dos caracteres do páragrafo desejado. Aí você pode arrastá-lo para onde bem entender, assim reestruturando facilmente seu texto.

Agora aprenda a organizar listas. É muito simples. Primeiro selecione o texto que você pretende dividir, vá em Marcadores (confira na imagem) e pronto.

Ícone para criar listas facilmente com o programa.

É possível fazer inúmeros tipos de marcações: desde números comuns ou romanos até letras maiúsculas ou minúsculas. Veja no exemplo a seguir várias opções de listas.

Monte listas nos mais diversos formatos


Para alternar o estilo da lista é só pressionar Ctrl+Shift+L.

Além dessas funções básicas apresentadas, o WordPad é capaz de realizar todo o essencial como sublinhar texto, deixá-lo em itálico, acrescentar negrito, formatá-lo mais à esquerda, direito ou centro, mudar a fonte e a cor, refazer/desfazer ações etc.

Provavelmente seu Windows deve possuir o WordPad já instalado. Procure-o em Iniciar, Programas, Office!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.