O Word, editor de textos da Microsoft, é sem dúvida o programa do gênero mais utilizado.

Além de seu visual agradável e fácil de ser interpretado, o programa também se destaca pela infinidade de recursos que disponibiliza para seus usuários.

O Baixaki lhe dará agora uma nova dica: vincular arquivos de imagens em seus documentos, algo bastante útil para quem utiliza a mesma imagem em diversos arquivos do Word, por exemplo, e quer economizar espaço em seu disco rígido.

Vinculando arquivos de imagem

Normalmente, se você é usuário de uma versão anterior a do Office 2007, para inserir uma imagem em seu texto você utilizaria o caminho Inserir > Figura > Do Arquivo, selecionaria a imagem e então clicaria em Inserir.

No Office 2007, você usaria o caminho Inserir > Imagem e então repetiria o processo. A partir daí o procedimento é o mesmo em ambas as versões. Para vincular o arquivo de imagem ao invés de inseri-lo, apenas clique no menu Inserir e então selecione a opção Vincular ao arquivo.

Vinculando arquivos de imagens

Como o espaço é poupado?

Vinculando arquivos de imagem ao invés de inseri-los em seus textos poupa espaço em seu disco rígido pois o arquivo não será adicionado ao documento, apenas será criado uma espécie de atalho. Desta forma, se você utilizar o mesmo arquivo de imagem em dez documentos do Word diferentes, por exemplo, esta imagem ocupará sempre o mesmo espaço em disco.

Contudo, é preciso estar ciente de que se você enviar o arquivo do Word para alguém por e-mail ou de qualquer outra forma, as imagens vinculadas não serão enviadas. Ou seja, esta opção deverá ser realmente útil para impressão de documentos de empresas com a logo da organização, por exemplo.

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