Excel: Utilizando a Validação de Dados

1 min de leitura
Imagem de: Excel: Utilizando a Validação de Dados

É bastante comum a utilização do Microsoft Excel para a criação de formulários para a coleta de dados.

Porém, um problema encontrado nesta situação é quanto à limitação de valores a serem inseridos. Quando alguém vai digitar, pode acabar informando um valor diferente daquele que deveria ser digitado.

Para resolver esta situação, o Excel possui o recurso Validação de Dados, algo que pode até parecer complicado, mas realmente não é. O Baixaki irá ensinar agora, caros usuários, a configurar esta opção. Vamos lá!

Configurando a Validação de Dados

Em nosso exemplo, habilitaremos as alternativas 1, 2, 3, 4 e 5. O primeiro passo a fazer é selecionar a célula que terá seus dados limitados. Depois disso, vá até a guia Dados, depois em Validação de Dados e novamente em Validação de Dados.

Dados > Validação de Dados > Validação de Dados

Uma nova caixa será aberta, na qual o recurso será configurado. Selecione os critérios de avaliação e marque a opção Menu suspenso na célula.  Em Fonte, informe os dados que deverão ser informados na célula.

Configure a validação

Agora, antes de concluir, vá para a guia Alerta de Erro e então configure o alerta a ser exibido quando alguém tentar inserir um valor diferente daqueles pré-definidos. Desta maneira, será bem difícil alguém informar um valor diferente dos limitados por você.

Configure também um alerta de erro

É isso, pessoal. Espero que tenham apreciado e que esta dica possa ser útil. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.