Review: mouse OEX Steel MS305

5 min de leitura
Imagem de: Review: mouse OEX Steel MS305

A OEX é uma marca brasileira que aposta no mercado gamer. Ela apresenta opções mais acessíveis para quem busca periféricos para incrementar a jogatina, mas não necessariamente está disposto a pagar os olhos da cara em novos acessórios.

O mouse gamer Stell MS305 é mais uma novidade que a fabricante traz para os consumidores brasileiros. Equipado com sensor ótico de alta resolução, este modelo promete melhorar a precisão durante a jogatina.

Além do cuidado na parte de recursos, a OEX trabalhou nas características visuais, entregando um design incrementado com LED e outros adereços que garantem mais conforto para longos períodos de uso. Será que a fabricante acertou na concepção do produto? Vamos verificar de perto!

Especificações

  • Tipo de mouse: ótico
  • Conexão: USB
  • Resolução: 1.600 a 4.000 DPI
  • Botões: 7 (personalizáveis, com função macro)
  • LED: na parte superior (com diferentes opções de cor)
  • Peso: 152 g

Design interessante

Com o objetivo de entregar opções de design mais confortáveis aos jogadores, muitas fabricantes se mostram empenhadas na concepção de seus mouses. A OEX segue justamente esse caminho e revela que tem boas ideias no arsenal ao adicionar algumas novidades visuais ao Steel MS305 que vêm a calhar para o jogador.

Este modelo segue o padrão da marca, ou seja, adota a cor laranja (algo sugerido já pelo nome da fabricante) e faz uma mescla interessante com a cor preta. O resultado é uma combinação bastante agradável, que não tende nem para um lado nem para outro.

Com formato do tipo palm grip, o tamanho avantajado garante conforto para uso prolongado, já que toda a palma da mão fica descansando sobre a carcaça do mouse. Como diferenciais de design, a OEX adicionou uma barreira perto do botão esquerdo do mouse — que facilita a identificação dos comandos — e um espaço para repousar o polegar à esquerda do mouse.

A estrutura interna e a base inferior são de metal (talvez daí o nome do produto), o que garante bastante resistência ao componente. Na parte de baixo, ainda há alguns elementos de borracha que garantem melhor deslocamento sobre a superfície de apoio.

O OEX Steel MS305 conta com sete botões personalizáveis, sendo cinco na parte superior e dois na lateral esquerda. Os três botões principais (direito, esquerdo e scroll) são na cor preta e não tiveram sua posição modificada, então o jogador não deve ter qualquer dificuldade para os comandos básicos.

O formato palm grip e o tamanho avantajado do Steel MS305 garantem conforto para uso prolongado

Os dois botões na parte superior (na cor laranja) ficam perto da roda de rolagem, sendo excelentes para configuração de DPI. Essa opção vem a calhar para jogadores que costumam aproveitar games de FPS e necessitam alterar tal parâmetro com frequência.

Para combinar com o design, a fabricante também optou pelo laranja como cor para os botões adicionais na lateral. Os jogadores que costumam aproveitar outros títulos podem reconfigurar os quatro botões adicionais com funções diferenciadas.

Alguns pontos negativos

No interior, o Steel MS305 conta com LEDs que alternam entre as cores roxa, azul e vermelha. Ainda que isso seja um adicional legal para o visual, a falta de comunicação entre a iluminação e o visual externo pode incomodar um pouco. O vermelho até se aproxima do laranja, mas faria mais sentido incluir LEDs que mudassem para o laranja e o amarelo.

Todas essas ideias são interessantes e convergem para entregar conforto ao consumidor. Entretanto, quando olhamos o todo, notamos que a fabricante — talvez por limitações no custo de produção — tomou algumas decisões um tanto questionáveis.

Primeiramente, em questão de design mesmo, a combinação de cores se mostra restrita: o colorido dos botões laterais parece confuso, já que eles ficam quase invisíveis perto do apoio para o dedão.

Além disso, é preciso ressaltar que a qualidade dos materiais é um ponto bastante prejudicial aqui. Os botões adicionais e o componente para repouso do polegar são fabricados com um plástico muito simples, o que revela um descuido na questão da qualidade.

O scroll também pode causar um incômodo severo para os jogadores. O consumidor não deve ter problemas para rodar, mas certamente vai perceber que a OEX não tomou as devidas providências na hora de projetar o clique desse botão. É preciso fazer muita força para pressionar o componente, o que chega a causar dores após algumas horas de uso.

Jogatina incrementada

Se por um lado o Steel MS305 deixa um pouco a desejar na questão de visual, ele se mostra um modelo bem projetado para os jogos. O sensor óptico não tem a tecnologia mais recente do mercado, o que pode ser um contra para quem já experimentou a tecnologia a laser, mas ele ainda se mostra bastante preciso para os principais games.

Pelo fato de o mouse oferecer ajustes de 1.600 a 4.000 DPI, o jogador pode facilmente regular o componente para garantir boa experiência, seja em um game de tiro — em que é necessário controlar a mira de um rifle com cautela — ou em um jogo de RPG — no qual é preciso movimentar o ponteiro livremente e com rapidez pela tela.

Os múltiplos botões configuráveis também são muito úteis para os mais diversos casos. No sistema, é possível ajustar os componentes para abrir apps, facilitar os comandos multimídia, avançar e retroceder na web, utilizar comandos do sistema ou outras tarefas. Já nos games, o jogador pode configurar conforme necessário para cada caso.

Vale a pena?

Apesar de alguns deslizes, acreditamos que, no geral, a experiência com o Steel MS305 foi satisfatória. Se considerarmos o preço do produto, que fica entre os 55 e 70 reais, podemos entender algumas limitações e ações tomadas pela fabricante.

As peças feitas com plástico mais simples não são exatamente o que um jogador busca em um produto para longos períodos de uso, mas certamente elas não devem atrapalhar. Talvez, o único problema mesmo fique por conta do scroll, que exige mais força para ativação, situação que realmente pode ser prejudicial.

De resto, o Steel MS305 entrega algumas vantagens para os jogadores que estão habituados a componentes mais simples. O sensor com DPI ajustável é um uma característica interessante, que pode de fato beneficiar o consumidor. Além disso, os botões adicionais ajudam bastante em várias situações.

Enfim, se você busca um mouse para obter a melhor experiência gamer do mundo, certamente este produto da OEX não vai satisfazer suas necessidades. Contudo, se você precisa de alguns comandos a mais e não se importa muito com os LEDs e os botões simples, então pode ser que este modelo tenha algo a acrescentar à sua jogatina, mas fique ciente quanto ao problema da roda de rolagem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.