Review: OEX Air Mouse CK103 com Touchpad

3 min de leitura
Imagem de: Review: OEX Air Mouse CK103 com Touchpad

Lançado oficialmente no Brasil pela Orange Experience (OEX), o Air Mouse CK 103 com Touchpad mistura as características de um mouse sem fio convencional com os recursos de um teclado portátil. O produto foi desenvolvido com o intuito de facilitar a navegação por Smart TVs, também servindo como uma ferramenta útil para computadores de mesa e laptops.

Acompanhado por um pequeno conector USB que garante características sem fio ao acessório, o dispositivo tem design compacto e um touchpad para facilitar a navegação. Com um design que “vai direto ao ponto”, o produto é uma boa opção para quem procura uma solução prática, embora algumas características o impeçam de ser considerado perfeito.

Design

O Air Mouse CK 103 possui um design compacto, com tamanho semelhante ao controle do PlayStation 4 ou do Xbox One. Na parte superior o usuário encontra um teclado QWERTY completo com direito a teclas como “Caps Lock”, “Tab” e “Shift” e detalhes como um botão “Windows” e diferentes tipos de acentuação.

A área inferior também oferece dois botões que acionam os cliques do mouse, algo que se repete na parte superior do produto. Nesse local, a fabricante concentrou um pequeno touchpad (que acompanha o logotipo da OEX), atalhos para o controle de reprodução de vídeos e um conjunto de setas de navegação, entre outros comandos.

Na parte traseira você encontra o compartimento em que devem ser inseridas duas pilhas AAA (não inclusas na embalagem) e que, em seu interior, revela um pequeno conector USB sem fio. O dispositivo é oferecido na cor preta com detalhes em branco e laranja condizentes com a identidade visual adotada pela empresa responsável.

O design do produto pode ser considerado mais funcional do que belo, usando plástico como o material de construção. Essa decisão de design contribui para criar um produto resistente a choques físicos, embora seja evidente sua falta de refinamento no ponto de vista visual.

Desempenho

Algo que surpreendeu positivamente no OEX a partir do momento em que começamos a usá-lo foi a maneira fácil e rápida como o dispositivo é configurado. No Windows 10, por exemplo, basta inserir o conector USB e aguardar alguns instantes até que o produto passe a funcionar corretamente sem a necessidade de baixar drivers adicionais.

A mesma coisa acontece quando conectamos o produto a um computador baseado no Mac OS ou em uma Smart TV. No entanto, alguns modelos mais antigos de televisõess podem não ser capazes de trabalhar corretamente com o acessório devido a limitações de seu software.

O Air Mouse é bem-sucedido em realizar suas funções, seja como um substituto para um mouse ou atuando como um pequeno teclado portátil. No entanto, as características híbridas do produto fazem com que ele cumpra suas funções somente em um nível básico, nunca chegando a substituir totalmente um acessório dedicado.

Muito disso se deve à maneira como o produto é construído: alguns dos botões plásticos são mais duros do que os outros, criando uma sensação tátil desigual. Além disso, a maneira como você é forçado a usar o gadget (com os dedos opositores) não é exatamente natural, o que faz com que ele perca alguns pontos no quesito conforto.

Em contrapartida, o gadget se mostrou uma ótima solução para operar o computador à distância — algo muito positivo para quem costuma conectar o desktop ao sofá para assistir a vídeos, por exemplo. O Air Mouse também tem grande utilidade para realizar apresentações e navegar por Smart TVs cuja interface própria não é bem resolvida.

Vale a pena?

O Air Mouse CK103 com Touchpad é uma boa solução para quem deseja usar o PC remotamente de maneira prática. O dispositivo cumpre bem as funções a que se propõe, funcionando perfeitamente bem tanto com computadores baseados no Windows quanto com aqueles com o Mac OS X instalado, também apresentando compatibilidade com a maioria das Smart TVs do mercado.

Apesar de não ser exatamente a opção mais confortável do mercado, o produto é uma boa adição para quem não deseja gastar muito com teclados e mouses sem fio dedicados. Vale notar que o design usado pela OEX é idêntico ao oferecido por outras empresas, se diferenciado somente pela presença de seu símbolo.

Levando em consideração essa fato, o preço médio cobrado pela companhia (R$ 196) se mostra um tanto alto quando comparado aos R$ 99 praticados por outras empresas. Assim, vale a pena ficar atento no ato da compra para não gastar mais dinheiro do que o necessário no gadget.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.