Acessório para Oculus permite que realidades sejam acessadas por gestos

1 min de leitura
Imagem de: Acessório para Oculus permite que realidades sejam acessadas por gestos
Imagem: Leap Motion

Aparelhos como Oculus Rift e Gear VR permitem que você se sinta dentro de outro universo, limitado apenas pela criatividade dos desenvolvedores, mas o acesso ao mundo real fica prejudicado. Isso porque, caso você precise interagir com algo fisicamente, é necessário tirar toda a parafernalha ou correr o risco “molhado” de tatear a mesa em busca da sua bebida, por exemplo. A Leap Motion quer ajudar os usuários de realidade virtual permitindo que a transição entre o digital e o real seja feita com um simples gesto, sem precisar mexer no hardware.

Para fazer esse processo funcionar como um passe de mágica, a empresa introduziu um novo recurso em seu Leap Motion Controller – acessório desenvolvido para complementar o dispositivo da Oculus VR, permitindo o rastreamento das mãos do usuário. Essa funcionalidade adicional se chama Quick Switch (algo como Troca Rápida) e possibilita que a pessoa passe uma das mãos rapidamente na frente do sensor do periférico e tenha acesso à câmera que mostra o ambiente externo aos óculos de realidade virtual.

Com a ideia de evitar que isso seja feito de forma acidental durante o uso de aplicativos comuns, os desenvolvedores fizeram com que essa movimentação da mão de cima para baixou ou de baixo para cima tenha que ser realizada a uma distância de 2,5 a 7,5 centímetros do dispositivo. Para voltar à realidade virtual o comando é o mesmo, e a transição é feita de forma bastante rápida – ainda mais se considerarmos que poupa todo o trabalho de retirar o Oculus Rift.

Além da facilidade proporcionada pelo recurso, a empresa acredita que ele também possibilite uma gama ainda maior de possibilidades aos criativos programadores de todo mundo, que podem mesclar em seus produtos o uso de realidade virtual, aumentada e o até a utilização de itens do mundo real. Se você que tem um aparelho do tipo dando sopa por aí, a invenção da Leap Motion pode ser uma mão na roda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.