Oculus Rift junto a dispositivo oferece visão do usuário em terceira pessoa

1 min de leitura
Imagem de: Oculus Rift junto a dispositivo oferece visão do usuário em terceira pessoa

A típica perspectiva em terceira pessoa (TPP) dos games oferece algumas vantagens sobre a perspectiva em primeira pessoa (FPP), tal como um campo de visão mais amplo, enquanto a perspectiva em primeira pessoa tem o benefício de uma imersão. Mas e se na vida real você pudesse simplesmente ter a visão de tudo que está atrás de você?

Bom, talvez não seja mais necessário ficar imaginando como seria, porque graças a uma empresa polonesa de educação tecnológica 3D chamada Mepi já existe um dispositivo que realize o feito. O protótipo permite que a pessoa que o está usando veja o mundo através de uma perspectiva em terceira pessoa, como se estivesse jogando um game.

O equipamento é vestido como se fosse uma mochila, com uma haste erguida sobre a cabeça do usuário. Nessa haste, duas câmeras apontam para a parte de trás e para a parte de cima da cabeça da pessoa, mandando o vídeo diretamente para o Oculus Rift em tempo real.

A visão é controlada por um joystick para que o usuário possa olhar em volta — apesar de que espera-se que no futuro essas interações sejam feitas com sensores de movimento do próprio Oculus Rift.

Um olhar mais amplo

A princípio, pode parecer uma ideia esquisita, mas, assim como o CEO da Mepi Bartosz Barlowski explicou, a empresa visiona uma série de potenciais aplicações para o aparelho. “Nosso objetivo é desenvolver a visão TPP para uso em dispositivos de realidade virtual e resolver problemas do mundo real utilizando isso para ajudar usuários a estarem mais cientes do que está a sua volta”, comentou.

“Pontos cegos na visão interna do carro, ajudar um engenheiro a navegar para o lugar certo para que ele possa executar seu trabalho.” Outras aplicações podem incluir eventos ao vivo, usos em construções e até mesmo na medicina.

Naturalmente, o dispositivo terá que passar por um processo de evolução e simplificação do design antes de chegar até esse ponto — atualmente, é preciso uma mochila nas costas para carregar o equipamento.

Mas certamente é um conceito interessante, dado o fato de que a realidade virtual geralmente é empregada no oferecimento de perspectiva em primeira pessoa em um mundo virtual em vez de uma perspectiva em terceira pessoa em um mundo real.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.