Imagem de: Oculus Rift junto a dispositivo oferece visão do usuário em terceira pessoa

Oculus Rift junto a dispositivo oferece visão do usuário em terceira pessoa

1 min de leitura
Avatar do autor

A típica perspectiva em terceira pessoa (TPP) dos games oferece algumas vantagens sobre a perspectiva em primeira pessoa (FPP), tal como um campo de visão mais amplo, enquanto a perspectiva em primeira pessoa tem o benefício de uma imersão. Mas e se na vida real você pudesse simplesmente ter a visão de tudo que está atrás de você?

Bom, talvez não seja mais necessário ficar imaginando como seria, porque graças a uma empresa polonesa de educação tecnológica 3D chamada Mepi já existe um dispositivo que realize o feito. O protótipo permite que a pessoa que o está usando veja o mundo através de uma perspectiva em terceira pessoa, como se estivesse jogando um game.

O equipamento é vestido como se fosse uma mochila, com uma haste erguida sobre a cabeça do usuário. Nessa haste, duas câmeras apontam para a parte de trás e para a parte de cima da cabeça da pessoa, mandando o vídeo diretamente para o Oculus Rift em tempo real.

A visão é controlada por um joystick para que o usuário possa olhar em volta — apesar de que espera-se que no futuro essas interações sejam feitas com sensores de movimento do próprio Oculus Rift.

Um olhar mais amplo

A princípio, pode parecer uma ideia esquisita, mas, assim como o CEO da Mepi Bartosz Barlowski explicou, a empresa visiona uma série de potenciais aplicações para o aparelho. “Nosso objetivo é desenvolver a visão TPP para uso em dispositivos de realidade virtual e resolver problemas do mundo real utilizando isso para ajudar usuários a estarem mais cientes do que está a sua volta”, comentou.

“Pontos cegos na visão interna do carro, ajudar um engenheiro a navegar para o lugar certo para que ele possa executar seu trabalho.” Outras aplicações podem incluir eventos ao vivo, usos em construções e até mesmo na medicina.

Naturalmente, o dispositivo terá que passar por um processo de evolução e simplificação do design antes de chegar até esse ponto — atualmente, é preciso uma mochila nas costas para carregar o equipamento.

Mas certamente é um conceito interessante, dado o fato de que a realidade virtual geralmente é empregada no oferecimento de perspectiva em primeira pessoa em um mundo virtual em vez de uma perspectiva em terceira pessoa em um mundo real.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Oculus Rift junto a dispositivo oferece visão do usuário em terceira pessoa