GlassUp: modelo de óculos inteligentes tenta competir com o Google Glass

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(Fonte da imagem: Reprodução/GlassUp)

Francesco Giartosio quase desistiu do seu projeto quando a Google anunciou o desenvolvimento do seu Glass interativo ainda na primavera de 2012. Porém, ao perceber que havia muitas diferenças na maneira de propor as funções do dispositivo, Giartosio decidiu ir em frente com sua versão de óculos inteligentes.

Agora, o empresário apresenta o GlassUp, um aparelho que definitivamente tem pouca semelhança ao da Google. O modelo do italiano funciona com a projeção de imagens em lentes dispostas bem na frente do campo de visão do usuário, diferente do canto lateral proposto no modelo de óculos da Google.

O GlassUp, no entanto, tem funções e recursos bem mais limitados do que seu famoso concorrente. Ele funciona mais como um utilitário e não apresenta formas de interatividade. As mensagens dispostas na lente são apenas de textos em pequenas letras verdes, com o objetivo de trazer informações, dados, emails e eventuais instruções de percurso ou atividade.

Giartosio diz que seu produto tem finalidades próprias e diferentes das do Glass. O modelo estaria destinado a passar informações para médicos, motoristas, corredores e até pilotos de caça sem que eles precisassem mudar o ponto de visão. O empresário diz ainda que está desenvolvendo uma versão do seu sistema para equipar as lentes plásticas de capacetes.

Limitações e poucos recursos

O GlassUp chega na metade deste ano por um preço sugerido de US$ 399 no mercado internacional. Não é possível saber se o aparelho vai trazer outras novidades e melhorias na sua versão final.

Do jeito que está, entretanto, não parece que os óculos italianos vão fazer muito sucesso entre os consumidores de eletrônicos. Incapaz de projetar imagens, navegar na web ou responder a comandos, o GlassUp parece engessado e antiquado. A única maneira de interagir com o aparelho será através de aplicativos de smartphones.

O modelo parece destinado a atividades mais específicas e restritas, e talvez encontre seu próprio mercado nos setores acima mencionados ou ainda seja adotado por atletas que curtam o visual esportivo do aparelho e queiram receber dados atualizados de seu desempenho físico.

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