Eyes-On Glasses: o óculos que dá "visão de raio-X" aos médicos

1 min de leitura
Imagem de: Eyes-On Glasses: o óculos que dá "visão de raio-X" aos médicos

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Muita gente tem medo de tirar sangue, já que nem sempre a enfermeira ou outro profissional responsável consegue encontrar a veia na primeira tentativa. Por conta disso, novos furos são necessários, de maneira que você vai precisar enfrentar uma dor incômoda por alguns minutos — o que já é bem ruim.

Contudo, com uma ajudinha da tecnologia, este problema está para ser resolvido — e nós estamos falando de uma novidade chamada de sistema Eyes-on Glasses. Em uma explicação breve, a novidade é uma espécie de óculos capaz de dar visão de raio-X ao médico ou enfermeiro que o usar.

Gerando alguns mapas...

Isso acontece pelo fato de que o aparelho é capaz de coletar imagens multiespectrais em três dimensões, assim como usar tecnologia de binóculos HD. Além disso, são utilizadas diferentes frequências de infravermelho, que reagem de maneira variada em locais em que a veia está, devido à quantidade de oxigênio no sangue.

Com isso, é como se a pessoa que utilizar os óculos fosse capaz de simplesmente olhar através dos músculos do paciente e observar toda a estrutura vascular. No entanto, a imagem final do braço e das veias, por exemplo, é processada e mandada para o monitor de um computador, como uma espécie de mapa em que as partes mais escuras são as veias.

Conceito que não é novo

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Frank Ball, CEO da Evena Medical President (empresa responsável pela novidade), afirmou que os óculos com visão de raio-X foram criados visando os 40% de casos em que veias não conseguem achadas com facilidade. Ele também alegou que esse tipo de “erro” acaba atrasando tratamentos e gerando desconforto.

O conceito é o mesmo de utilizar o raio-X para conferir ossos quebrados (ou seja, realmente oferecendo um tipo de visão aos enfermeiros e médicos). Como se isso já não bastante isso, o Eyes-On é capaz de coletar dados biométricos, oferecendo um parâmetro geral de como está a sua saúde — e o aparelho ainda  suporta sinal WiFi, facilitando o compartilhamento de informação.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.