Lentes acionadas através de eletricidade trocam de cor instantaneamente

1 min de leitura
Imagem de: Lentes acionadas através de eletricidade trocam de cor instantaneamente

AmpliarExemplo de aplicação com cores. (Fonte da imagem: Sotzing Group)

As famosas lentes transitions, que se adaptam automaticamente a variações de luminosidade, já existem no mercado há alguns anos. No entanto, um dos problemas enfrentados por quem usa esse tipo de lente é a demora relativa da mudança entre o claro e o escuro.

Para resolver isso, o professor americano Greg Sotzing e sua equipe na Universidade de Connecticut desenvolveram uma tecnologia inédita que é capaz de mudar a cor de lentes e vidros de maneira praticamente instantânea.

A fórmula encontrada por eles foi baseada em correntes elétricas: quando é detectado um sinal de luz, as lentes transparentes são acionadas por eletricidade e escurecem, como se um botão fosse apertado — algo diferente do que ocorre com a maioria de lentes de transição disponíveis atualmente.

Ampliar (Fonte da imagem: Sotzing Group)Nelas, polímeros são ativados quando entram em contato com a luz e vão escurecendo, lentamente, um por um — quando se está dirigindo um carro e se entra em um túnel, por exemplo, a sensação não é lá muito confortável para o motorista que usa esse tipo de mecanismo em seus óculos.

A união da nova tecnologia (que já foi patenteada pelo Dr. Sotzing) com a moda e publicidade também promete aplicações interessantes.

Painéis de vidro e vitrines piscantes poderão fazer parte do ambiente de shoppings em breve, assim como óculos multicolores devem complementar o visual de artistas excêntricos como Bono Vox e Lady Gaga.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.