Óculos high-tech poderão ajudar pessoas com problemas visuais

1 min de leitura
Imagem de: Óculos high-tech poderão ajudar pessoas com problemas visuais

(Fonte da imagem: Mail Online)Pesquisadores da Universidade de Oxford estão trabalhando no desenvolvimento de óculos inteligentes equipados com câmeras, responsáveis por alertar o usuário sobre a aproximação de pessoas e objetos. O processamento necessário seria feito através de um pequeno computador, facilmente transportado dentro de um bolso qualquer.

Segundo os desenvolvedores, o acessório tornará mais fácil a vida de quem sofre com problemas de visão graves, ao permitir que essas pessoas andem mais rapidamente por ambientes com muitos obstáculos. Além disso, o sistema poderá ajudar na identificação de nomes de ônibus e até mesmo alertar a proximidade de uma escada rolante dentro de um shopping, por exemplo.

A expectativa é de que os óculos estejam prontos para uso em larga escala a partir de 2014, caso os primeiros testes sejam bem sucedidos. Os responsáveis pelo projeto esperam que o preço total do aparelho seja de aproximadamente £ 1000, o que o tornaria acessível a uma grande quantidade de pessoas.

Tecnologias combinadas

O neurocientista Stephen Hicks, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, afirma que a intenção é construir óculos com lentes transparentes equipados com diodos emissores de luz e câmeras do tamanho de um alfinete.

Novidade deve ajudar pessoas com limitações visuais a se lomocover em ambientes tumultuados (Fonte da imagem: Mail Online)

As câmeras seriam responsáveis por capturar imagens do ambiente, enviando as informações para um pequeno computador localizado no bolso do usuário. Após os dados serem computados, os diodos emitem diferentes padrões de luz para os olhos: enquanto uma repetição constante indicaria obstáculos, uma emissão mais intensa poderia mostrar a presença de um lance de escadas.

O uso de um fone de ouvido adicional poderia ampliar ainda mais as informações enviadas, oferecendo liberdade para o usuário. Como exemplo, o neurocientista cita uma estação de ônibus: além de chegar rapidamente ao ponto de espera com o auxílio das luzes, o usuário dos óculos poderá ser informado por comandos de voz sobre o número dos veículos que passam pelo local.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.