Cientista quer usar drones e GPUs para ajudar agricultores pobres

1 min de leitura
Imagem de: Cientista quer usar drones e GPUs para ajudar agricultores pobres

O cientista chinês Bingcai Zhang é um homem com cinco graduações, incluindo um PhD na Universidade de Wisconsin. Seu irmão não teve a mesma sorte. Ele é um pobre agricultor de arroz, no interior da China, e está morrendo de câncer. Zhang queria que as coisas fossem diferentes e decidiu usar seu conhecimento para ajudar pessoas como o seu irmão.

Durante a GTC 2015, ele apresentou um projeto em que prevê o uso de drones para captura de imagens e GPUs para o pós-processamento. A ideia é criar mapas que mostrem aos fazendeiros as reais condições de solo da região e, com isso, otimizar o uso de recursos.

“Me sinto culpado por isso e gostaria de tê-lo ajudado mais”, explicou. Assim como o irmão de Zhang, há centenas de outros pequenos agricultores nas mesmas condições e que podem ser beneficiados pelos seus projetos. “Mapas como esses podem reduzir o uso de fertilizantes em até 25%, além de permitir a rápida identificação de pestes”, explica.

Os drones entrariam em cena fazendo um papel que habitualmente é feito por satélites, mas com um custo significativamente menor. As GPUs permitiriam uma capacidade de processamento superior a de computadores tradicionais. O sonho de Zhang é impactar cerca de 100 milhões de pessoas com o seu projeto.

O TecMundo viajou a San Jose, na Califórnia, a convite da NVIDIA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.