Atrasou: GeForce GTX 880 e 870 serão lançadas com arquitetura em 28 nm

1 min de leitura
Imagem de: Atrasou: GeForce GTX 880 e 870 serão lançadas com arquitetura em 28 nm
Imagem: InavitNews

Se você já tinha alguma expectativa para as novidades da NVIDIA no que diz respeito às placas de processamento gráfico GeForce deste ano, deve ter lido em algum lugar que elas teriam chips produzidos em 20 nm, o que traria todo um novo nível de eficiência para esses componentes. Acontece que, por conta de uma série de atrasos da fornecedora TSMC, baseada em Taiwan e responsável pela fabricação dos chips GM204 das GTX 880 e 870, não será possível quebrar essa barreira na arquitetura das placas da NVIDIA.

Em consequência disso, os engenheiros da desenvolvedora precisaram reestruturar todo o esquema dos chips dessas novas placas para uma arquitetura de 28 nm. Assim, as duas placas citadas acima serão inicialmente lançadas nesse padrão e, mais tarde, quando for possível, a NVIDIA apresentará “versões refinadas” das GTX 880 e 870. Nenhuma data para essas versões mais robustas foi especificada. Entretanto, até o fim deste ano, as placas feitas em 28 nm estarão no mercado internacionalmente.

O chip em questão, o GM 204, deve possuir em sua estrutura 3,2 mil núcleos CUDA, 200 TMU e mais 32 ROP. A memória utilizada deverá ser a GDDR5 de bus 256 bits.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.