Iray VCA: os modelos digitais mais realistas que você já viu

1 min de leitura
Imagem de: Iray VCA: os modelos digitais mais realistas que você já viu

(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

Durante toda esta semana acontece na cidade de San Jose, na California, a GTC 2014, conferência promovida pela NVIDIA voltada para desenvolvedores. Na manhã desta terça-feira (25), a companhia apresentou uma série de novidades para o público, entre elas a Iray VCA.

Trata-se de um dispositivo de renderização por GPU que acelera drasticamente o traçado dos raios, resultando em modelos de computador com alta fidelidade visual. Na prática, a experiência pode ser considerada tão realista a ponto de se tornar dispensável a construção de protótipos físicos.

O Dispositivo de Computação Visual (VCA) combina hardware e software para acelerar de forma significativa o trabalho do Iray – um renderizador fotorrealista integrado às principais ferramentas de projeto, como o Catia, da Dassault Systèmes, e o 3D Max, da Autodesk.

Projetos complexos com renderização em tempo real

Como resultado, o projeto de automóveis e outros trabalhos complexos podem ser visualizados perfeitamente com alta fidelidade de todos os ângulos, permitindo que o observador altere o modelo que se encontra no domínio digital como se fosse um protótipo físico em 3D.

(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)

“O Iray VCA permite que designers façam o que sempre desejaram fazer, interagir com as suas ideias como se elas já fossem reais”, afirma Jeff Brown, vice-presidente e gerente geral de Visualização Profissional e Design da NVIDIA. “Isso elimina a etapa demorada de construir ou renderizar filmes, permitindo que projetos sejam explorados, ajustados e confirmados em tempo real, podendo economizar anos de processo e um custo enorme”, completa.

A Honda é o usuário inicial com um cluster protótipo composto por 25 sistemas para refinar projetos em futuros carros. “Para styling e requisitos de design, desenvolvemos ferramentas especializadas usadas ao lado da nossa plataforma padrão global RTT”, conta Daisuke Ide, da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda.

O Tecmundo viajou à GTC 2014 a convite da NVIDIA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.