NVIDIA anuncia nova placa de vídeo Quadro GP100 com 16 GB de memória HBM2

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA anuncia nova placa de vídeo Quadro GP100 com 16 GB de memória HBM2

As placas de vídeo que usamos geralmente são excelentes para os cálculos de processos usados em games e outras funções gráficas que exigem velocidade e estabilidade. Mas há outras utilizações que podem ser ainda mais exigentes para os computadores — o que inclui renderizações de vídeos e imagens, elaboração de arquivos de engenharia e outros usos profissionais.

Para isso, as fabricantes de GPUs possuem linhas especiais de seus equipamentos. No caso da NVIDIA, isso acontece com a Quadro — sua linha de chips e placas gráficas de alto desempenho para uso profissional em workstations e até mesmo em supercomputadores especializados em cálculos científicos. E a empresa acaba de anunciar sua nova linha de placas neste segmento.

NVIDIA GP100

Estamos falando das novas NVIDIA Quadro GP100 — que é baseada na arquitetura Pascal, também usada nas novas P4000, P2000, P1000, P600 e P400. A GP100 é a principal representante da nova geração, sendo equipada com 16 GB de memória HBM2, sendo que o valor pode chegar a 32 GB se os usuários conectarem duas placas para uso conjunto.

De acordo com a NVIDIA, a GP100 pode conseguir executar cálculos em 20 TFLOPS e em 16 bits flutuantes de precisão. Com isso, a companhia pretende vender as placas também para outras empresas que querem explorar seus conceitos em deep learning, por exemplo.

Há ainda a promessa de que as novas Quadro podem renderizar imagens 18 vezes mais rapidamente que CPUs, sendo também uma ótima aliada dos produtores de conteúdos VR. Por fim, a companhia ainda revela que a nova geração pode levar imagens HDR 5K para até quatro monitores.

  • Arquitetura: Pascal (16 nm)
  • Clock: 1395 MHz
  • CUDA Cores (32): 3584
  • CUDA Cores (64): 1792
  • Performance: 20 TFLOPS
  • Memória: 16 GB HBM2
  • Interface de memória: 4096-bit
  • TDP: 235 Watts

Disponibilidade

As novas Quadro vão ser disponibilizadas nos Estados Unidos e na Europa a partir de março, sendo distribuídas para OEMs e canais parceiros. Ainda não há informações sobre os preços que serão cobrados pelos equipamentos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.