Óculos especiais transformam fala em textos exibidos através de suas lentes

1 min de leitura
Imagem de: Óculos especiais transformam fala em textos exibidos através de suas lentes

O designer dinamarquês Mads Hindhede desenvolveu um conceito de óculos futuristas que devem acabar com os problemas de quem tem problemas de audição ou dificuldades de acompanhar discursos. Equipados com microfones e uma tecnologia especial de projeção, os acessórios são capazes de reconhecer fontes de som e automaticamente converter qualquer fala em textos, exibidos automaticamente para os olhos do usuário.

Batizado como BabelFisk, o óculos têm inspiração na série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Na história criada por Douglas Adams, o Peixe Babel (Babel Fish) é uma pequena criatura amarela semelhante a um sanguessuga que se alimenta da energia mental do hospedeiro, despejando impulsos elétricos em sua mente. Na prática, isso faz com que a pessoa infectada compreenda automaticamente tudo que é dito em qualquer língua do universo.

Fonte: Mads Hindhede

Assim que o dispositivo capta alguma fonte de som, surge uma espécie de balão no campo visual do usuário que indica a direção da qual ele está vindo. Para evitar confusões, o designer promete que o software utilizado será capaz de filtrar diferentes fontes de som, permitindo o foco em somente uma conversa.

Os óculos também prometem a gravação de conteúdos em texto e áudio através de uma memória flash integrada, o que facilitaria a execução de trabalhos escolares ou tarefas de escritório, por exemplo. Atualmente, eles não passam de um simples conceito, porém não será de se espantar caso alguma companhia investir na ideia, que representa uma alternativa inteligente aos tradutores atualmente disponíveis em smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.