O Toyota Prius, modelo híbrido, é o carro mais vendido do Japão há mais de 15 meses e agora ganhou mais um item opcional: um simulador de barulho de motor. A peça foi criada porque o carro, por ser muito silencioso, não chama a atenção dos pedestres e acaba provocando vários acidentes.

O novo item por enquanto só é comercializado no Japão, que é o responsável pela compra de 337 mil unidades do modelo híbrido, e que é um dos países com a maior taxa de acidentes com pedestres. No entanto, a possibilidade de comercializar o produto em outros países já está sendo negociada.

O silêncio do Prius se deve ao fato de que ele roda a maior parte do tempo movido a energia elétrica. O novo item, que custa em torno de 150 dólares, simula o barulho de um motor em um volume que não prejudica a audição humana e não provoca poluição sonora.

Autofalante emite o som do motor

Fonte: Toyota

A imagem acima mostra como funciona o aparelho, que é consequência de uma situação no mínimo inusitada: consumidores estão reclamando que seus carros são silenciosos demais e que os pedestres não os ouvem.

Cupons de desconto TecMundo: