Você já imaginou que bizarro se o governo brasileiro utilizasse uma ferramenta para monitorar tudo o que você faz na internet ou ao telefone? Pois é exatamente isso o que está para acontecer na Índia. O governo indiano criou uma Central de Monitoramento de Sistema que vai servir para diversos objetivos, indo além do “mundo online”.

Dessa maneira, as autoridades indianas têm a possibilidade de rastrear os emails que os cidadãos do país trocam entre si, perfis em redes sociais e até mesmo ligações telefônicas e mensagens de texto. Segundo os responsáveis pela iniciativa, o grande objetivo é o de impedir ataques terroristas — especialmente depois de bombardeamento em Mumbai, no ano de 2008.

Contudo, esse sistema está em construção há dois anos e não vai começar a ser utilizado imediatamente — quando isso acontecer, agências investigativas vão contar com um ponto de acesso às informações de todos os cidadãos. Por conta disso, a iniciativa tem sido criticada, já que pode ser que aconteçam grandes abusos por meio dessas liberações.

Cupons de desconto TecMundo: