(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Um novo projeto da Marinha Americana promete facilitar a vida dos soldados que lidam com os armamentos de suas embarcações. Em um documento oficial, a organização militar pretende criar um enxame de robôs que vai ser encarregado de montar torpedos e mísseis, o que pode ser de grande ajuda para trabalhar em espaços apertados.

O curioso, no entanto, é que esses autômatos teriam como método de localização o “olfato”. Segundo o Wired, o conceito envolveria utilizar feromônios artificiais para guiar o enxame até a área de preparação das armas – como os robôs se guiariam até lá ou qual o químico utilizado, isso ainda é um mistério.

É claro que, apesar de tudo, ainda há um longo caminho pela frente até que o conceito possa virar realidade. O principal obstáculo do projeto, até o momento, é criar um feromônio capaz de resistir aos ventos fortes das áreas externas das embarcações e às temperaturas de quase 100° C, além de manter sua composição em contato com petróleo e desaparecer por completo em aproximadamente 20 minutos.

Cupons de desconto TecMundo: