Robô TELESAR V quer trazer filme Avatar para a realidade

1 min de leitura
Imagem de: Robô TELESAR V quer trazer filme Avatar para a realidade

Um robô criado por cientistas japoneses da Universidade Keio pode fazer com que a ficção se torne realidade. Batizado de TELESAR V, ele conta com equipamentos especiais que não só reproduzem os movimentos do seu controlador humano, mas que também permitem que a pessoa seja capaz de ver, ouvir e sentir as mesmas sensações do seu dublê androide.

“Ao vestir o equipamento e mover o meu corpo, consigo ver minhas mãos se transformando nas mãos do robô”, afirmou Sho Kamuro, um dos pesquisadores do projeto. “Quando movo a minha cabeça, tenho uma vista diferente daquela que eu tinha antes; é uma experiência estranha que faz você se perguntar se realmente se transformou num robô”, completa.

Como o TELESAR funciona

Os sistemas acoplados ao equipamento posicionado na cabeça do controlador (colete e as finas luvas de poliéster) enviam informações detalhadas ao robô, que então reproduz cada movimento do controlador. Ao mesmo tempo, uma variedade de sensores permite que as informações se transformem em sensações para pessoa controlando o robô, como mudanças de temperatura e texturas de superfícies tocadas pelo androide.

O robô ainda está bem longe de trazer à realidade os personagens do filme de James Cameron. Contudo, Susumu Tachi, especialista em engenharia e realidade virtual da Universidade, acredita que já existem muitas aplicações úteis para o TELESAR, como utilizá-lo em ambientes de trabalho de alto risco.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.