Laptop japonês tem tela de 8 polegadas e teclado separável de 12 polegadas

2 min de leitura
Imagem de: Laptop japonês tem tela de 8 polegadas e teclado separável de 12 polegadas

A companhia japonesa de eletrônicos King Jim anunciou um notebook com uma tela de 8 polegadas e um teclado de 12”, que pode ser dividido em duas metades. Batizado de Portabook XMC10, esse é o primeiro computador pessoal produzido pela empresa, e seu lançamento está agendado para o dia 12 de fevereiro de 2016.

Quando está dobrado, o aparelho mede apenas 204 x 153 mm e pesa somente 830 gramas. A fabricante espera que as dimensões maiores do teclado permitam aos seus usuários fazer correções em apresentações, verificar emails e realizar outras atividades semelhantes de maneira mais fácil do que seria em um tablet ou em smartphone, por exemplo.

Conforme você confere no GIF abaixo, o teclado pode ser dividido ao meio e cada uma das metades gira 90 graus para ser armazenada. O mecanismo de rotação fica oculto, é à prova de poeira e suportou 20 mil aberturas e fechamentos em um teste de resistência. As teclas medem 15,5 mm de cada lado e 18 mm na diagonal e possuem uma profundidade de 1,5 mm.

As bordas do teclado foram reforçadas com uma tira de alumínio de 1,2 mm de espessura para que o teclado se mantenha estável mesmo se o usuário utilizar o dispositivo em seu colo ou em uma bandeja fixa dentro de um avião, por exemplo. De acordo com a companhia, o grande diferencial do Portabook XMC10 definitivamente é o seu teclado, então foram realizados esforços para melhorar a textura das teclas e reduzir o barulho produzido por elas.

Há também um apontador óptico em meio às teclas, que faz as vezes de mouse, além de três botões clicáveis perto da borda inferior do aparelho. O laptop da King Jim vem com Windows 10 Home (64 bits), Microsoft Office Mobile e Office 365 (válido por um ano). A resolução da tela é de 1280x768 e a webcam conta com 2 megapixels.

O notebook é carregado via porta Micro USB e aceita transferência de energia de baterias portáteis, levando cerca de três horas para que a recarga esteja completa. Sem estar ligado na tomada, ele suporta aproximadamente cinco horas de uso contínuo. Apesar de ainda não haver um preço definido para o produto, espera-se que ele chegue às prateleiras japonesas custando algo na faixa dos ¥ 90 mil (cerca de R$ 2,7 mil).

As demais especificações do Portabook XMC10 seguem abaixo:

  • Processador: Intel Atom x7-Z8700 (2.4GHz)
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento: 32 GB eMMC
  • Funções Wireless: IEEE 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0+EDR
  • Entradas: 1 porta HDMI, 1 porta VGA, 1 porta USB 2.0, 1 slot para cartão SD, 1 entrada para microfone/fone de ouvido.

Você usaria um notebook com uma tela de 8 polegadas, mesmo que ele tivesse um teclado de tamanho padrão? Por quê? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.