Laptops podem ter displays em 8K já em 2016

1 min de leitura
Imagem de: Laptops podem ter displays em 8K já em 2016

Se você quiser conferir uma resolução em 8K numa tela hoje, é necessário torcer para achar uma demo em algum evento relacionado ou pirotecnia japonesa. Enquanto a ultrarresolução não chega ao grande mercado, uma aprovação recente da VESA (“Video Electronics Standards Association), órgão norte-americano que regulamenta essas questões, pode pavimentar o caminho para que empresas comecem a desenvolver displays em 8K para laptops.

A aprovação da entidade foi a “inserção de DisplayPort 1.4a”, formato que, teoricamente, habilita o uso de displays em 8K tanto em laptops quanto em desktops All-in-one.

O novo padrão em 8K permite que os computadores façam compressão de mais dados enquanto também segmenta a tela em duas ou três seções para ajudar a gerenciar o fluxo de vídeo. A associação ainda diz que o novo padrão começará a ser inserido nos sistemas em 2016.

Portanto, o ano que vem pode marcar a chegada da resolução 8K a nichos grandes do mercado e finalmente apresentar demonstrações “palpáveis” ao consumidor final. E o precinho disso tudo, hein?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.