No fim de 2009 publicamos um artigo com configurações apropriadas para 2010. E como a informática não para de evoluir, precisamos compartilhar novas configurações para 2011. Este artigo tem como objetivo sugerir alguns componentes que estejam preparados para suportar os programas e jogos que serão lançados no ano que vem.

Vale salientar que este artigo não visa induzi-lo a comprar determinadas peças, mas serve para mostrar novos itens de hardware que podem atender suas necessidades, ficando a seu critério decidir o que montar ou comprar.

Vamos relatar algumas especificações que devem ser observadas na compra de novos itens ou de computadores montados. Assim, você poderá trocar de PC e ter a certeza de que não está adquirindo uma máquina de baixo desempenho. Vejamos agora as três principais configurações para um computador de mesa.

O PC ideal para acessar internet

Usuários que estejam querendo entrar no mundo da informática — ou que simplesmente queiram um computador para atividades básicas — não necessitam gastar muito. Para saber se você se encaixa nesse grupo, basta pensar nas tarefas que deseja realizar no computador.

O PC ideal para acessar internet

Acessar a internet, criar documentos de texto e apresentação de slides, jogar games em Flash, assistir vídeos no YouTube e utilizar as redes sociais são tarefas básicas. Utilizadores que vão usar o computador apenas para estes tipos de tarefas não precisam de uma máquina que custe mais do que mil reais. Vejamos agora possíveis itens para montar seu PC.

Um processador básico

A montagem de um computador começa sempre pela escolha de um processador. No caso de um PC básico, não é preciso pensar em CPUs de última geração. Um modelo com dois núcleos deve ser suficiente para realizar suas tarefas diárias e ainda agradar seu bolso.

Como sempre, a escolha de um processador é complicada, ainda mais que AMD e Intel oferecem modelos com as mais variadas especificações. Para 2011, um processador de dois núcleos que opere na frequência de 2 GHz deve ser suficiente. A memória cache L2 pode ser de apenas 1 ou 2 MB.

Quem vai adquirir um PC montado, deve buscar informações no site da montadora ou da loja que está comercializando o produto para averiguar qual o modelo exato. Alguns modelos indicados são: AMD Athlon II X2 250, AMD Phenom II X2 545, AMD Athlon II X3 420e, Intel Core 2 Duo E7600 e outros.

Processador básico de desempenho fantástico!

Fonte: site oficial AMD

Memória RAM de sobra

Tarefas básicas não exigem grande quantidade de memória, sendo assim, 2 GB de memória DDR2 devem ser suficiente. Para quem realmente quer se preparar para programas mais pesados, ou pensa em uma atualização futura, já pode adquirir 3 ou 4 GB. Afinal, memória nunca é demais.

Em computadores de configurações básicas não é preciso atentar muito para a marca da memória, pois a grande maioria oferece bom desempenho para as tarefas do cotidiano. Vale estar atento para o tipo de memória (que nos PCs comuns sempre é DDR2) e também para a velocidade — apesar de que é difícil encontrar uma máquina simples com memória que opere acima de 667 MHz.

Espaço para o ano inteiro

Considerando que você não vai instalar jogos e programas que ocupem muito espaço, é evidente que um disco rígido de tamanho razoável atenderá suas necessidades. Modelos com 250 GB ou até 500 GB são vendidos com preços excelentes e como você não vai jogar e editar vídeos de alta qualidade no PC, não precisa ficar paranoico quanto a velocidade e outros detalhes minuciosos.

Você não precisa do melhor HD para usar internet...

Evidentemente, para quem procura por um produto de qualidade, vale verificar se o HD opera em 7200 RPM e se já vem com 32 MB de memória buffer. No entanto, se você se esquecer de observar este aspecto na hora da compra, não precisa se preocupar, pois isso não deve gerar grandes problemas na hora de usar o navegador ou digitar os documentos da faculdade.

Placa de vídeo integrada

Usuários que buscam por uma configuração básica não precisam se preocupar com a placa de vídeo. Quaisquer placas integradas (onboard) vão atender suas necessidades tranquilamente. Até mesmo as placas da Intel (presentes na maioria dos computadores comuns) são capazes de reproduzir vídeos com alta qualidade (720p) no YouTube.

Placas de vídeo onboard da AMD ou da NVIDIA devem garantir imagens, vídeos e gráficos de melhor qualidade. Vale lembrar que nem todas as lojas divulgam esse tipo de informação, visto que a placa integrada é parte da placa-mãe. Caso você queira saber o modelo de que vem em determinado PC, deve buscar informações com a montadora.

Placa-mãe, gabinete e muito mais

Quem busca por um computador de configuração básica não precisa ficar muito preocupado quanto à placa-mãe, ao gabinete, à fonte e demais itens. Para quem vai montar um PC desse porte deve sim escolher uma placa-mãe com muito cuidado, mas o máximo que é necessário é estar atento aos dispositivos e padrões suportados pela placa-mãe.

Consumidores que vão adquirir um PC pronto não precisam desse tipo de informação, pois a montadora se encarrega de criar uma configuração onde todos os componentes são compatíveis com a placa-mãe.

O gabinete também não é uma grande preocupação, pois basta verificar se ele comporta placas do tipo ATX e se tem espaço de sobra para a placa-mãe. O gabinete não é considerado um item muito importante, pois em um PC básico não há grande necessidade de refrigeração. Considerando que os componentes são de baixo desempenho, eles não geram temperatura elevadas, o que não deve complicar na hora de adquirir um gabinete.

Um gravador de DVD é recomendado, mas de maneira alguma você deve pensar na aquisição de um leitor de Blu-ray. Um computador de baixo desempenho não tem configuração apropriada para filmes de alta definição.

Um PC para multimídia

Assim como existem pessoas que preferem curtir filmes no aparelho de DVD da sala, existem aqueles que gostam de ter um PC equipado para a reprodução de arquivos multimídia. Usuários que se encaixam nesse grupo buscam um computador que seja capaz de reproduzir filmes em alta definição, além de rodar programas de edição de imagens e jogos em configuração intermediária.

O gasto para um PC desse tipo excede R$ 1 mil reais, mas dificilmente ultrapassa R$ 2 mil. A diferença em uma configuração intermediária está na placa de vídeo, que deixa de ser integrada e passa a ser offboard. Existe ainda uma preocupação com a fonte, que deve ser capaz de fornecer energia para todos os componentes.

Processador com muitos núcleos

Programas pesados exigem muito do processador, fator que torna obrigatório a presença de uma CPU com quatro núcleos. Considerando o barateamento dos processadores e a enorme variedade de modelos, fica difícil escolher, mas ao mesmo tempo, é óbvio que até um modelo com baixa velocidade deve garantir ótimas experiências.

Quem busca por uma configuração intermediária já deve ter mais atenção quanto à velocidade e à quantidade de memória cache L2 e L3. Um processador que trabalhe a 2,8 GHz deve dar conta do recado para suas tarefas. Para garantir que a CPU vai atender suas necessidades, verifique se a memória cache nível L3 é de no mínimo 6 MB (a memória L3 dos CPUs Intel é listada como Intel Smart Cache).

Se você não está montando o PC, deve verificar com a loja ou com a montadora o modelo específico que vem no computador. Para computadores multimídia, os seguintes processadores devem ser ótimas opções: Intel Core i5-760, Intel Core i5-650, AMD Phenom II X4 965 Black Edition e AMD Phenom II X4 970 Black Edition.

Processador Phenom II X4 tem ótimo preço e desempenho

Fonte: site oficial AMD

Memória RAM é muito importante

Reproduzir vídeos de alta definição é uma tarefa que exige desempenho de diversas peças do computador. E memória RAM em grande quantidade e de boa qualidade é crucial. Aqui é preciso optar por 4 ou até 6 GB de memória RAM.

Considerando o modelo dos processadores, não há porque insistir nas memórias DDR2. Os processadores para configurações intermediárias suportam o padrão DDR3, todavia cada CPU trabalha com uma velocidade de memória diferente.Vale lembrar que é importante verificar se a placa-mãe que você vai adquirir tem suporte para memórias DDR3.

Na montagem de um PC intermediário, é importante adquirir uma memória de qualidade. Aqui é válido optar por módulos Corsair XMS3 DDR3, OCZ Gold TXC DDR3, entre outros. A velocidade indicada para memórias DDR3 em configurações intermediárias é 1333 MHz, todavia, se você optar por um modelo de 1600 MHz, pode aproveitá-lo futuramente para atualizar o PC. Vale lembrar que muitos sites vendem kits de memória por preços acessíveis.

Memória de alto desempenho por ótimo preço

Fonte: site oficial Corsair

Espaço é essencial

Se você vai instalar jogos, fazer backups dos seus filmes em alta definição e utilizar programas de edição de imagem, então deve estar preparado, com um disco rígido que tenha espaço para guardar tudo. Levando em conta o alto desempenho e a redução no preço de discos rígidos, vale muito a pena adquirir um HD de 750 GB ou 1 TB.

Preferencialmente, você deve escolher por um modelo que opere com velocidade de 7200 RPM e que tenha memória buffer de 32 ou 64 MB. Como existem diversas marcas, você deverá pesquisar por análises e opiniões para escolher um modelo apropriado. Recomendamos os discos da Western Digital e da Seagate.

Placa de vídeo de ótima qualidade

Quando se trata de vídeos em alta definição e jogos, a placa de vídeo torna-se o elemento fundamental. Em todos as análises realizadas pelos mais diversos sites, o maior problema para obter gráficos de alta qualidade aparece quando a placa de vídeo não consegue fornecer desempenho suficiente.

Sendo assim, você deve buscar por um modelo de última geração — que tenha suporte para o DirectX 11 — e com desempenho aceitável. Nesse caso, recomendamos a aquisição de placas da AMD. Ainda que as placas da NVIDIA sejam ótimas, os preços não convém para grande parte dos consumidores e nem sempre o desempenho chega a ser compensador.

Placa de vídeo robusta para entretenimento

Fonte: site oficial Sapphire

Dentre tantos modelos, indicamos a AMD Radeon HD 5750 com 1 GB de memória GDDR5. Como existem diversas montadoras, você pode escolher a sua preferida, porém a placa produzida pela Sapphire deve ser interessante para muitos usuários, visto que já traz conectores HDMI e DisplayPort.

Energia para todos os componentes

Já que o PC de configuração intermediária contará com componentes que requisitam muita energia, não se deve pensar duas vezes na aquisição de uma fonte de alta qualidade.  Uma fonte de 500 ou 600 W consegue suportar tudo que este PC contém e ainda garante uma folga para a instalação de novas placas.

Como já mostrado em nosso Guia de Compras de Fontes e Gabinetes, fontes como a Thermaltake ATX TR2 500W, CoolerMaster GX 550W e Corsair 550W CMPSU-550 VX apresentam muitos benefícios e não custam muito.

Fonte excelente para computador multimídia

Fonte: site oficial Corsair

A placa-mãe certa e o gabinete apropriado

Depois de escolher todos os itens do computador, você deve averiguar se a placa-mãe que você tinha em mente comporta todos os itens. Caso não queira perder desempenho, busque por uma placa-mãe que tenha suporte para memórias DDR3 e para o processador escolhido.

Se preferir continuar com uma placa-mãe de baixo custo, será necessário refazer a lista de componentes que vão compor o computador. No caso de um PC para atividades multimídia é preciso estar atento na hora da escolha de um gabinete.

Nosso Guia de Compras de Fontes e Gabinetes possui diversos modelos. Todos os modelos do Guia são apropriados para oferecer refrigeração para os processadores indicados, possuem excelente design e espaço para as placas-mães mais recentes.

Gabinete com espaço e ótima ventilação

Fonte: site oficial CoolerMaster

Jogos é a nossa praia!

Usuários que buscam um computador para jogos não precisam gastar US$ 17 mil dólares, como mostramos no artigo das Configurações dos sonhos para gamers. Componentes de hardware com preços aceitáveis podem oferecer ótimo desempenho e alta qualidade nos jogos mais recentes.

Consumidores que buscam por um computador para jogos devem ter em mente que o gasto pode ultrapassar facilmente os R$ 2 mil. E em um PC para games, é fundamental ter em mente que os mínimos detalhes fazem toda a diferença. Abaixo, recomendamos peças básicas para a montagem de um PC de jogos, porém você pode extrapolar e adquirir o melhor em hardware.

Processador top é fundamental

Considerando que, em uma configuração intermediária, as CPUs de quatro núcleos são as mais recomendadas, para um PC de games não há dúvidas de que um processador com seis núcleos seja fundamental, não é mesmo? Sendo assim, você não tem muitas opções além dos Intel Core i7 e do Phenom II X6.

Claro que existem muitos processadores de quatro núcleos que vão rodar muitos games em configurações máximas, todavia, para quem busca por um PC de alta qualidade que suporte todos os games que serão lançados em 2011, não deve pensar em nada menos do que um hexa-core.

Processador de seis núcleos para o máximo em jogos

Fonte: site oficial AMD

Os processadores de seis núcleos possuem especificações muito semelhantes, portanto você deverá ficar atento apenas para a comparação entre modelos. A memória cache pode variar entre 6 e 12 MB, sendo que os modelos com mais memória custam absurdos. A velocidade do processador é um fator crucial, mas você não precisa adquirir modelos de preços exorbitantes.

Os modelos mais básicos para games são: Phenom II X6 1035T, Phenom II X6 1045T, AMD AM3 Phenom II X6 1055T e o Intel Core i7-970. Obviamente, o preço entre os modelos da AMD e da Intel são gritantes. Sendo assim, quem busca por custo-benefício, deve escolhe um AMD, já quem prefere alto desempenho, não há dúvidas de que um Intel é a escolha certa.

Intel apresenta o melhor desempenho

Fonte: site oficial Intel

Memória de alta velocidade

É importante ficar de olho no tipo de memória que o processador utiliza. Tal fator deve alterar a memória que você vai adquirir e a placa-mãe que vai comportar todo o hardware. Nos PCs para jogos, as memórias DDR3 são a única opção. Além disso, a velocidade dela é um fator que deve ser observado com cautela.

Os processadores de seis núcleos devem suportar memórias que operam a 1600 MHz, portanto, não há dúvidas de que a aquisição de um kit de 6 ou 8 GB com dissipação apropriada é um item fundamental na configuração de um PC desse porte. Alguns modelos indicados são: OCZ Reaper DDR3, OCZ Black Edition AMD DDR3, Corsair Dominator DD3, entre outras.

Memória da Corsair é excelente para jogos

Fonte: site oficial Corsair

Instale tudo o que quiser

Um computador não pode ser considerado como “gamer” se não tiver um disco rígido de alta capacidade e velocidade. Claro que não é preciso utilizar diversos discos em configuração RAID, porém é essencial um disco de 1 TB do tipo SATA III.

Para obter alto desempenho, as opções mais indicadas são o Western Digital Caviar Black e o Seagate Barracuda. De maneira alguma pense na aquisição de um SSD, esse tipo de drive custa muito caro e não apresenta um desempenho tão superior ao dos discos rígidos.

Placa de vídeo para gamers

A escolha de uma placa de vídeo é a parte mais complicada em um PC para jogos. Os consumidores devem ter em mente que este componente vai definir com que qualidade os jogos serão executados.

Analisando os mais recentes modelos, tecnologias e preços, fica evidente que uma placa AMD Radeon é a escolha mais sensata para quem busca alto desempenho e economia em 2011. No entanto, a NVIDIA também tem seus méritos e com certeza é uma opção óbvia para quem tem dinheiro de sobra.

O modelo indicado para a configuração gamer é uma AMD Radeon HD 6870 com 1 GB de memória GGDR5. Na hora de comprar a placa de vídeo, é importante analisar as diversas opções, pois cada montadora inclui diferentes tipos de conexões.

Radeon HD 6870 é a mais indicada

Fonte: site oficial AMD

Fonte de energia quase infinita

Apesar de parecer exagero, um PC para jogos pode utilizar tranquilamente uma fonte de 600 W. Sendo assim, o mínimo que você deve pensar é em um modelo de 700 W ou 750 W. Nosso Guia de Compras de Fontes e Gabinetes possui diversos modelos interessantes e com preços que agradam todos os bolsos.

Os mais indicados são: Thermaltake TR2 700W TR-700P, Thermaltake 850W TR2 RX-850, Corsair 850W CMPSU-850TX, entre outros. Algumas marcas que ganham destaque para fontes são: Zalman, CoolerMaster, Thermaltake, Corsair e OCZ.

Placa-mãe de alto desempenho e o gabinete preparado

Por fim você deve escolher uma placa-mãe para seu PC. Os modelos mais recomendados para computadores “gamers” são da ASUS, ECS e MSI. Evidentemente, você deve escolher uma placa que tenha suporte para o padrão SATA III, memórias DDR3 de alta velocidade e para o processador escolhido.

O gabinete também deve ser especial, pois é preciso de um modelo que forneça ventilação para todos os componentes. Além disso, ele deve comportar todos os itens de hardware, e como há uma placa de vídeo offboard na configuração, o modelo escolhido deve ter espaço de sobra para a placa.

Notebooks para todos os gostos

Existem muitos modelos de notebooks, afinal as empresas visam atingir todos os segmentos de usuários. Todavia, quando o assunto é notebook não há como escolher cada um dos componentes, de modo que devemos analisar os modelos de laptops disponíveis no mercado.

Fica difícil prever o que será lançado em 2011, porém é possível indicar quais componentens serão cruciais para cada tipo de usuário. Quem utiliza o PC para tarefas básicas deve adquirir um laptop que já venha com um processador Intel Core i3 ou com um AMD Athlon X2. Vale salientar que os modelos com Intel estão com preços atraentes e o desempenho em muitos casos é superior ao de notebooks que vêm com CPU da AMD.

Quem trabalha com edição de imagens e áudio, pode optar por um notebook mais potente. Os modelos mais rápidos já contam com Intel Core i5, AMD Turion X2 e AMD Phenom X4. Diversas fabricantes comercializam notebooks desse tipo, mas as mais indicadas são: Sony, HP, Dell e Apple.

Notebooks Dell são ótimas opções

Fonte: site oficial Dell

Jogadores também têm seu espaço no mercado de laptops. Os notebooks com configuração “gamer” costumam custar bem mais caro. Modelos para jogos devem contar com um Intel Core i7 ou AMD Phenom X6. Os notebooks para jogos são raros, e geralmente, montados por empresas como a Alienware e a Origin.

Evidentemente, você deve averiguar cautelosamente o disco rígido do modelo que você vai adquirir e estar atento à quantidade de memória presente no laptop escolhido. As mesmas regras ditadas para os computadores de mesa são válidas para os notebooks, ou seja, é preciso optar por modelos com um mínimo de 320 GB de disco e preferencialmente com mais de 3 GB de memória RAM.

Um Netbook pode ser interessante

Quem precisa de mais portabilidade, deve optar por um netbook. Com modelos que já vêm com processadores dual-core e HDs ainda mais espaçosos, os netbooks mostram-se ótimas opções para quem quer economizar e carregar o PC para todo lado.

A maioria dos modelos de netbook vem com processador Intel Atom e esse modelo é excelente para economia de energia. Para quem preferir, existem algumas montadoras que utilizam processadores AMD, apesar de que a autonomia da bateria é reduzida. Ao adquirir um netbook, é importante verificar o tamanho do HD, pois como não há drive ótico nesses computadores, é importante um disco  rígido que tenha espaço para guardar filmes e músicas de sobra.

Recomenda-se um netbook com um chipset de qualidade, de preferência um que venha com chipset da AMD ou NVIDIA, pois a qualidade do chip gráfico tende a ser muito superior ao que é oferecido pela Intel. Claro que um netbook dificilmente possui tela com qualidade HD, de modo que você não terá problemas ao assistir vídeos no YouTube. No entanto, se você quiser conectar o netbook em um monitor ou TV de alta definição, uma placa gráfica onboard de alto desempenho é fundamental.

Existem muitas marcas de netbooks, mas as mais recomendadas são: Asus, Acer, HP, Lenovo e Positivo. Preferencialmente opte por um modelo que já tenha modem 3G embutido, isso pode facilitar o acesso à internet onde não haja rede wireless.

Já sabe qual vai ser o seu?

Nossas dicas para configurações ficam por aqui. Esperamos que os modelos apresentados possam agradar a todos. Como vai ser o seu computador em 2011? Discorda de algum modelo apresentado no texto? Dê sua opinião e tenha um feliz 2011.

Cupons de desconto TecMundo: