A mobilidade e a economia de espaço proporcionadas pelos notebooks são algo extremamente útil. A possibilidade de levar seu computador para qualquer lugar e poder se conectar com a internet nos mais variados estabelecimentos, como aeroportos, shoppings, hotéis e restaurantes, tem levado um número cada vez maior de usuários a adquirir este tipo de eletrônico.

Escolher um laptop que se adéque às suas necessidades não é uma tarefa tão simples como aparenta, principalmente para usuários inexperientes. Você deve estar certo de qual finalidade a máquina terá em seu cotidiano, pois as características e configurações ideais de um perfil gamer são completamente diferenciadas de uma pessoa que deseja apenas surfar pela web, por exemplo.

Outra sugestão é ter em mente quanto dinheiro pretende investir no equipamento, evitando gastos excessivos. Leia o artigo “Dez coisas que você precisa saber antes de comprar um notebook” e conheça as dicas mais quentes do momento para você não errar na hora de comprar seu laptop.

O Baixaki tem feitos uma série de análises com variados tipos de eletrônicos para que você tenha mais informações sobre aspectos técnicos e de desempenho de cada aparelho. Não temos a intenção de forçar ninguém a comprar nada. Nosso trabalho tem o intuito de informar e auxiliá-lo, por meios destes artigos, em uma possível aquisição de um celular, notebook ou tablet, por exemplo.

Desta vez, nós testamos e avaliamos o notebook Asus UL50A, uma máquina que combina beleza, potência e inteligência. Dê uma olhada no vídeo promocional da série UL da marca e depois confira o que achamos do aparelho.

Especificações técnicas

O modelo UL50A vem com o Windows 7 Home Premium (versão 64 Bits) instalado. Esta edição do sistema operacional da Microsoft é uma das mais simples, portanto, indicada para usuários comuns. Suas funcionalidades e ferramentas são suficientes para uma máquina que você usa em casa durante atividades corriqueiras, como editar textos, navegar pela internet ou escutar música.

Windows 7 Home Premium.

O potencial de processamento de dados deste laptop não é o maior do mercado. Ele conta com um processador Intel Core 2 Duo - mais especificamente, o Genuine Intel(R) CPU U7300 - com 1.3 GHz. Este componente, aliado aos dois pentes de memória RAM que somam 3 GB (expansível para até 4 GB), proporciona a realização de multitarefa e o funcionamento de aplicativos pesados sem problemas.

O armazenamento de dados é feito pelo disco rígido Sata de 320 GB. Existem modelos com capacidades bem superiores a este, porém, o espaço disponibilizado pelo UL50A deve ser o bastante para uma quantidade surpreendente de músicas, vídeos e documentos. A transferência de dados, por sua vez, conta com o drive ótico que lê e grava tanto CDs como DVDs.

Além dessa forma de conexão externa, o UL50A possui três conexões USB 2.0, uma HDMI, slot para cartão de memória flash (cartão SD), uma saída VGA, saída para fone, entrada de microfone, entrada para o cabo de energia e uma porta para rede LAN (o clássico cabo azul de acesso à internet).

Asus UL50A.

Fonte da imagem: Baixaki

Aproveitando o gancho da conectividade com internet, este modelo da Asus ainda dispõe de dispositivos integrados para conexão Wi-Fi 802.11n (rede wireless com uma das maiores velocidades de transmissão atuais). No site do fabricante, são informadas outras tecnologias opcionais: o Bluetooth e o Azureware NE785H.

No que tange a parte gráfica, o aparelho é equipado com a placa de vídeo embarcada VGA Intel GMA 4500MHD, chipset Mobile Intel 4 Series Express Chipset Family (1 GB de memória flash, 32 Bits e 60 Hz) e o pacote de APIs gráficos DirectX 11. Mais adiante, explanaremos sobre seu desempenho para jogos e mídias 3D.

A parte que se refere à experiência do usuário com áudio e vídeo se faz através da tela de 15,6 polegadas com suporte para alta definição (resolução máxima de 1366 X 768 pixels), proporção de 16:9 e iluminação de LED e dos dois alto-falantes localizados na parte frontal do notebook desenvolvidos com a tecnologia SRS Premium Sound, que também tem característica de alta definição.

Um notebook robusto e sofisticado.

Fonte da imagem: Baixaki

Suas dimensões atingem 38,6 centímetros de largura, 25,9 de altura e, apenas, 2,6 de espessura, distribuídos em 2,1 kg com bateria de quatro células e 2,3 kg com a de oito células. Alguns programas já vêm instalados na máquina, dentre eles estão ArcSoft TotalMedia 3.5, Cyberlink DVD Suite, Software Informer, Trend Micro Internet Security, VLC Media Player, ASUS Utility, além dos já conhecidos Windows Media Player, Windows Live Messenger e Internet Explorer.

Abrindo a embalagem

Com o advento do e-commerce, a compra pela internet tem se tornado muito comum por usuários de todo o mundo. Tendo-se em vista toda a logística e riscos durante o transporte de qualquer produto até que este chegue ao seu destino, a embalagem se torna um quesito muito importante para garantir a integridade daquilo que você está comprando.

Abrindo a embalagem.

Nesse sentido, o UL50A não apresentou nenhum problema ou irregularidade visível. Sua caixa é comum, bem simples e seu interior foi organizado com espaçamentos que afastam o aparelho da maioria das bordas. Evitando, assim, possíveis danos com impactos durante sua locomoção. O laptop fica envolvido por uma manta plástica para evitar riscos ou manchas.

Na embalagem estão inclusos a garantia do fabricante, um CD com drivers e outro com ferramentas variadas (como apresentação de slides, vídeos, impressões de imagens, etc.), manual do sistema Express Gate, cabo fonte e adaptador de energia.

Colocando o notebook à prova

Não tivemos dó do notebook da Asus, testamos e avaliamos as características essenciais de um equipamento do gênero e procuramos descobrir para que perfil de usuário seu desempenho é indicado.

Começamos cronometrando o tempo de boot da máquina, desde o momento em que o botão de ligar foi pressionado até a exibição da tela de logon. O UL50A foi bem ao primeiro teste, levou em média 34 segundos. Em seguida, foram instalados aplicativos de uso comum entre a maioria dos usuários - fora os já contidos no eletrônico - e tomado o tempo de boot e carregamento completo do Windows em conjunto com os softwares. O modelo foi bem novamente, obteve o tempo de 1 minuto e 30 segundos, aproximadamente.

Posteriormente, averiguamos a nota dada pelo próprio sistema operacional ao computador portátil. A avaliação do Windows para o UL50A não foi animadora, sua pontuação foi de 3,4 – uma quantificação mediana para notebooks desse porte. Veja a imagem seguinte e confira o dado apresentado.

Avaliação do Windows.

Partimos então para a parte mais pesada dos testes. Foram abertos o Windows Explorer, o Windows Media Player, o Windows Live Messenger, o Skype, o Mozilla Firefox com cinco abas, o editor de texto do BrOffice, o editor de imagem Paint.Net e o Screenpresso. Ao manipular todos estes aplicativos o UL50A se comportou bem, não apresentou travamentos nem lentidão durante a transição de janelas ou abas.

Chegou a hora de verificar uma característica muito importante, a estabilidade do laptop durante a navegação pela web. No Internet Explorer foram iniciados três vídeos no YouTube (com 360p, 480p e 1080p), dois jogos em Flash do Otzee e o player de música online Grooveshark. A performance do modelo foi satisfatória, pois não apresentou nenhum problema: as trocas de abas mantiveram-se com a mesma velocidade, a jogabilidade dos games abertos não foi afetada e nem a troca de músicas no player.

Chega de brincadeira! Resolvemos pegar pesado e, mantendo as mesmas abas abertas do teste de navegação na internet, rodamos o MSN, o Windows Media Player, o Windows Explorer, um editor de texto, o QuickTime, o iTunes, o Photoshop CS5, o Windows Media Center e ativamos o escaneamento do antivírus (os softwares e atividades que estão entre os grandes vilões do consumo de recursos dos computadores).

Análise minuciosa do notebook.

Foi preciso tudo isso para atingir o uso de 100% da CPU e 78% da memória RAM. Nesse contexto pode-se observar leve lentidão em algumas trocas de janelas e travamento do vídeo com maior resolução no YouTube. No que se refere a processamento de dados, o Asus UL50A aguentou bem o tranco! 

Aprovado

O que chamou nossa atenção.

Design ultrafino

A primeira coisa que chamou atenção assim que batemos o olho neste modelo da Asus foi sua espessura. Ele é muito fino se comparado com a maioria dos notebooks com mais de 15 polegadas de display. Esta é uma tendência para os novos laptops, e sua grande vantagem é torná-los mais leves e, consequentemente, facilitar o “leva e traz” do aparelho para o trabalho, faculdade ou em viagens.

O design do UL50A traz uma agradável harmonia entre suas funções e usabilidade. Como o próprio fabricante explicita, a série em que este modelo foi criado teve como foco de desenvolvimento a comodidade do usuário. E nesse aspecto a Asus teve sucesso, este eletrônico tem aspectos funcionais, como o teclado e o touchpad, com uma ergonomia invejável.

Design ultrafino.

Fonte da imagem: site da Asus

Suas linhas são elegantes e seguem uma tendência mais clássica, o que combina com suas cores frias. O envolto de alumínio escovado na parte superior do aparelho dá um aspecto mais robusto e uma sensação de maior resistência, apesar de elevar um pouco seu peso. Em uma visão geral, o Asus UL50A mantém um visual atraente, “esbelto” e sofisticado.

Express Gate

O Express Gate funciona como um microssistema ativado diretamente no boot da máquina. O que você ganha com isso? Agilidade para acessar alguns aplicativos, pois não é preciso esperar carregar o Windows. O fabricante informa que o tempo para carregamento desta ferramenta é de 8 segundos. Ficamos intrigados e tiramos a prova real: nossa marcação obteve 6.85 segundos, melhor do que esperávamos.

Claro que você não vai ter todos os softwares que deseja com tanta rapidez. Os programas disponíveis são dois mensageiros instantâneos (Skype e Chat), um navegador, um player de músicas, um gerenciador de imagens e um gerenciador de games online. Apesar de ser um pouco limitado, o Express Gate apresentou-se muito útil para quem precisar acessar seu email com urgência, quer apenas escutar sua playlist favorita ou trocar mensagens pelo Skype, por exemplo.

Vislumbre o potencial desta novidade no vídeo abaixo: