Eu preciso de um notebook?

4 min de leitura
Imagem de: Eu preciso de um notebook?

Se 15 anos atrás comprar um computador já era difícil (por causa dos preços cobrados), adquirir um notebook só era possível para as classes sociais mais abastadas. Felizmente o mundo da tecnologia evoluiu rápido o bastante para que os preços caíssem o suficiente para tornar a informática mais popular.

Hoje, por menos de 2 mil reais é possível adquirir um notebook de marcas conhecidas e com configurações muito boas. Mas será que um portátil é realmente necessário ou um desktop seria o suficiente para suas necessidades? Há uma série de perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de investir em uma máquina.

Para onde eu vou levar meu notebook?

A principal vantagem dos laptops é a portabilidade, ainda mais depois que eles tiveram o peso reduzido. Atualmente, há muitas mochilas e bolsas criadas especialmente para carregar os computadores com segurança e sem chamar a atenção das outras pessoas que estão na rua. Esse é um dos fatores que influenciaram o aumento de consumo de notebooks em todo o mundo.

(Fonte da imagem: Divulgação / Sumdex)

Mas se ele é tão portátil, para onde eu devo levá-lo? Há muitos usuários que costumam utilizar as máquinas em sala de aula, mas isso depende muito das necessidades de cada um. Estudantes que ainda estão no colégio (ensino fundamental e médio) não devem levar seus computadores para a sala de aula. Além de ser prejudicial à atenção, o seu uso é vetado em boa parte das escolas.

Na faculdade, o assunto é controverso. Enquanto muitos afirmam que a utilização da internet durante as aulas pode ser muito útil para agregar novos conteúdos às discussões, outros têm certeza de que durante a maior parte do tempo os notebooks estão sendo utilizados para fins que não são condizentes com as salas de aula.

Se você acha que é realmente essencial estar com o laptop na classe, precisa pensar em algumas outras questões. A maior parte das salas de aula conta com poucas tomadas, por isso um notebook com bateria pouco potente não seria muito eficiente. Levando em conta esse ponto, os estudantes deveriam então optar por computadores com maior autonomia ou tablets.

O que farei com ele?

Se o seu computador é sua central de games, então o melhor mesmo é continuar com um desktop. A menos que você possua recursos para comprar um notebook gamer, que pode chegar facilmente à marca de 5 mil reais (e há muitos que passam longe desse valor). Com muito menos você pode montar um computador com configurações suficientes para rodar bons jogos.

Outra função que não encontra os mesmos resultados em notebooks é a edição gráfica. Tanto vídeos quanto fotografias exigem monitores grandes em resoluções maiores do que as suportadas por notebooks, que raramente passam das 15 polegadas.

(Fonte da imagem: divulgação/Dell)

Mas é lógico que existe uma série de vantagens na utilização de portáteis. Se o notebook for utilizado para acessar emails e redes sociais, abrir mensageiros instantâneos e editores de textos, dificilmente ele ficará devendo para computadores de mesa. O melhor de tudo é que eles podem ser levados para todos os lugares, não ficando restritos ao escritório, por exemplo.

Em quanto tempo eu vou querer um upgrade?

Antes de optar por um notebook ou desktop, você precisa saber se vai ficar com as mesmas configurações por muito tempo. Comprar um notebook com pouca potência significa que você vai precisar ficar com ele por alguns anos e depois trocar de aparelho, pois poucas são as opções de upgrade. Geralmente apenas memória e disco rígido podem ser trocados.

Mas se você pode gastar um pouco mais para adquirir um laptop com configurações boas, então por alguns anos não será necessário pensar em trocar de máquina (a menos que ele seja utilizado para games, como dissemos mais acima). Mesmo assim, ainda serão limitadas as opções de upgrade permitidas pelo sistema.

Logo, se você é o tipo de usuário que não consegue saber de uma novidade sem ficar morrendo de vontade para melhorar seu computador, talvez seja hora de pensar melhor e optar por um desktop. Apesar de também possuir limitações de melhorias, elas são menos restritas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Eu já tenho um computador! Um tablet seria o suficiente?

Se você já tem um computador com boas configurações, talvez o melhor a ser comprado para sua portabilidade seja um tablet ou um netbook. Os primeiros podem oferecer muito mais autonomia de bateria (chegando às 10 horas, como é o caso do iPad), podendo ainda ser sincronizados com as nuvens para que os documentos estejam sempre atualizados.

Netbooks também podem ser interessantes. Por não passarem das 10 polegadas, são mais portáteis do que notebooks e geralmente oferecem mais autonomia de bateria. Se você precisa de um teclado físico, o melhor a fazer é optar por um desses aparelhos, mas se o teclado virtual é o suficiente, um tablet é uma ótima opção.

.....

Como você viu, não existe uma resposta certa para a pergunta “Notebook é melhor do que desktop?”. A verdade é que existe um tipo de computador que se encaixa melhor para cada perfil de usuário. Gamers geralmente preferem máquinas de mesa por possuírem maior capacidade de upgrades e também pelos monitores e resoluções maiores.

Editores de imagens e vídeos também costumam sofrer com monitores pequenos, por isso optam por desktops, que ainda contam com melhor ventilação e estabilidade dos sistemas. Mas os notebooks estão evoluindo cada vez mais e já oferecem resultados excelentes para grande parte dos usuários, desde os iniciantes até os mais exigentes.

Se você não consegue se decidir entre um modelo ou outro, faça a si mesmo as perguntas que o artigo sugeriu. Com elas você pode ter uma ideia melhor de quais são as suas necessidades e também se um notebook supriria todas elas. Desejamos uma boa escolha e uma excelente compra para todos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.