Nokia não vai abandonar HERE Maps no WP para forcar nas versões de rivais

1 min de leitura
Imagem de: Nokia não vai abandonar HERE Maps no WP para forcar nas versões de rivais
Imagem: Google Play

A partir de agora, a Microsoft é a nova responsável pelas atualizações e pela manutenção do aplicativo de navegação e localização HERE Maps para o Windows Phone. Originalmente, a finlandesa Nokia é a dona do produto, mas a empresa pulou fora do sistema operacional e apenas vai ceder o software a partir de agora.

"Agora, estamos desenvolvendo aplicativos para um mercado realista. A Microsoft pagará pela licença dos nossos mapas e é a responsável pelo desenvolvimento do serviço", disse o diretor de marketing da Nokia, Udo Szabo, ao site DigiToday.

Esse tal contrato é exclusivo com a Microsoft e não significa que a fabricante está abandonando o serviço de navegação — a situação é exatamente a oposta. A Nokia já lançou o HERE Maps para Android e o app foi considerado um sucesso de downloads. A ideia agora é levar a ferramenta para o iOS (talvez só em 2015) e focar nesses dois sistemas operacionais.

ATUALIZAÇÃO

O gerente de redes sociais do time de desenvolvimento do HERE Maps da Nokia se pronunciou sobre a possibilidade de empresa abandonar o serviço de mapas no Windows Phone e focar apenas nas versões que desenvolve para Android e iOS. Ao que parece, a confusão foi causada por um erro de tradução de uma entrevista, que acabou portanto mal interpretada.

Identificado no Twitter apenas como “Pino”, o gerente de redes sociais, disse ao site NPU que Microsoft e Nokia estão apenas conversando sobre a possibilidade de a responsabilidade de atualizar a continuar desenvolvendo o HERE Maps passar de uma empresa para a outra. Apesar disso, é provável que a situação continue como está, sendo a Nokia responsável pelos mapas no Windows Phone.

Portanto, o serviço não vai acabar nem vai sumir dos próximos aparelhos com o SO da Microsoft que ainda estão para serem lançados. Na verdade, Pino disse que a Nokia está se certificando que sua plataforma de mapas continue funcionando inclusive em versões futuras do Windows Phone.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.