A bateria do seu celular será prolongada em breve

1 min de leitura
Imagem de: A bateria do seu celular será prolongada em breve

A Nokia e a Qualcomm estão desenvolvendo uma solução para que a bateria de aparelhos celulares não seja esgotada com tanta facilidade. Para tanto, as empresas estão tendo de trabalhar em dois sentidos: no aparelho e também na operadora telefônica.

Os relatos até agora indicam que a parceria entre as duas empresas tem dado resultados positivos, sendo que já foi descoberto que as redes de telefonia móvel consomem muita bateria sem necessidade.

Atualmente existe uma solução que deveria resolver o problema, a chamada "dormência rápida” (fast dormancy). O funcionamento desta tecnologia é bem simples: o aparelho efetua conexão com as redes apenas quando for enviar ou receber algo.

Nokia tenta melhorar a duração das baterias

Fonte: site oficial da Nokia

Acontece que a Nokia Siemens afirma que isso ainda gera congestionamento na rede e um consumo absurdo de bateria. Para solução definitiva, a Nokia relata que seria preciso aumentar a energia da bateria e reduzir o nível de congestionamento nas redes.

Recentemente a empresa noticiou que, em parceria com a Qualcomm, efetuou um teste com ótimos resultados de uma versão melhorada da “dormência rápida”. A empresa já anunciou que tal solução deve ajudar muito, mas que só funcionará se as fabricantes de aparelhos e as operadoras adotarem a tecnologia.

É possível que a nova “dormência rápida” seja implementada logo no começo do ano que vem em alguns países. Algumas outras fabricantes já anunciaram que têm interesse nesta melhoria, como é o caso da RIM (fabricante do Blackberry).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.