Nokia avança e é a quarta colocada no mercado de smartphones nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Nokia avança e é a quarta colocada no mercado de smartphones nos EUA

(Fonte da imagem: Reprodução/Counterpoint Research)

Basta observar os seus amigos para perceber o quanto a Nokia perdeu de clientes nos últimos anos. A empresa que dominou o mercado de celulares por muito tempo, viu o segmento de smartphones levar embora boa parte do que havia sido construído — muito disso se deve às apostas no sistema operacional Symbian e à demora em algumas tomadas de decisão. Mas agora a história começa a mudar novamente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo um estudo da Counterpoint Research, a Nokia é hoje a quarta colocada no ranking de smartphones vendidos nos Estados Unidos. No terceiro trimestre de 2012, a empresa da Finlândia tinha 0,7% do mercado norte-americano e no mesmo período de 2013 chegou à marca de 4,1% — resultado que deixou para trás algumas fortes concorrentes como a HTC e a Motorola (que caiu de 8% para 3,7% em um ano).

Analistas de todo o mundo assinalam que as melhorias na aceitação dos smartphones Nokia no mercado se devem à aproximação da fabricante com os consumidores. Outro ponto que pode ser notado é o sistema operacional. Com a parceria da Microsoft, a Nokia começou a oferecer aparelhos com o Windows Phone, que tem obtido melhores resultados do que o Symbian — tanto nos mercados quanto nas críticas especializadas.

Nas primeiras colocações não há grandes surpresas. A líder Apple possui 33,7% do mercado, enquanto a Samsung chega à segunda colocação com 33,6% — contrariando o cenário internacional, em que a empresa coreana aparece no topo dos rankings. O terceiro lugar do pódio é ocupado pela também sul-coreana LG, que atualmente domina 8,6% do mercado dos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.