Se uma empresa está contratando um especialista em Android, é porque ela trabalha com esse sistema operacional ou quer começar a usá-lo, não é? Seguindo essa linha de raciocínio, a Nokia conseguiu colocar uma pulga atrás da orelha de muita gente.

Tudo começou com o anúncio de uma oferta de emprego da empresa finlandesa, no qual ela procura um engenheiro de software com experiência no desenvolvimento de produtos mobile. Acontece que ele não vai trabalhar com Windows Phone, e sim com Linux — ou seja, é muito provável que ele “mexa” com o Android.

Ao que tudo indica, a Nokia está planejando pôr os pés no terreno do sistema do Robô, já que a descrição da vaga fala em desenvolvimentos de “novos produtos” e “tecnologia para celulares”.

E se não for o sistema da Google?

Caso a empresa não esteja pensando em trabalhar com o Android, a pista mais óbvia é que a bola da vez seja o Tizen OS, que é um sistema operacional desenvolvido pela Linux Foundation para rodar em smartphones — iniciativa que combina com o corte de gastos pelo qual a Nokia está passando.

No entanto, nós só teremos certeza de qual vai ser o futuro dos smartphones da Nokia quando a empresa colocar as suas “garrinhas” de fora.

Cupons de desconto TecMundo: