Nokia usa aparelho incrível para capturar as imagens do seu sistema de mapas

1 min de leitura
Imagem de: Nokia usa aparelho incrível para capturar as imagens do seu sistema de mapas

(Fonte da imagem: Reprodução/ConversationsbyNokia)

Talvez você já saiba disso, mas a Nokia entrou para a lista de empresas que trabalham com um sistema de mapas 3D. A companhia finlandesa já anunciou que a novidade vai ser interativa — tanto que tem parceria com o Groupon e Foursquare —, oferecendo imagens de três dimensões de grande qualidade.

Para atingir esse objetivo, a empresa está usando um equipamento chamado NAVTEQ True, que tem a função de registrar as imagens que vão ser usadas nos mapas. Como foi dito no próprio blog oficial da Nokia, eles contrataram motoristas para “filmar” as ruas de diversas cidades, com o objetivo de manter os seus dados atualizados — assim como faz a Google.

Se é tão parecido, o que tem de importante?

(Fonte da imagem: Reprodução/ConversationsbyNokia)

Apesar da semelhança com o método utilizado no Street View, o equipamento da Nokia chama atenção pela sua qualidade. Ele baseia o seu funcionamento em quatro tecnologias:

  • 360° LIDAR: lasers sensores que analisam o ambiente todo (daí o 360° do nome) e conseguem capturar 1,3 milhão de pontos 3D por segundo;
  • Position Sensors: o aparelho não depende somente do GPS para identificar a própria localização, pois ele conta com o Inertial Measurement Unit (IMU). Essa novidade usa a velocidade do veículo, a orientação do trajeto e força gravitacional exercida sobre ele para identificar a sua posição exata;
  • Câmeras Panorâmicas: esse equipamento trabalha em conjunto com o LIDAR para construir produções 3D bastante realistas;
  • Multicâmeras de alta resolução: com imagens de alta qualidade e de vários pontos de vista diferentes, a Nokia consegue acrescentar mais detalhes aos mapas com rapidez.

E o resultado disso é bom?

Segundo dados apresentados pela própria Nokia, até o presente momento ela já conseguiu capturar uma quantidade absurda de dados — algo como 1 trilhão de pontos 3D do LIDAR. Por conta disso, a empresa consegue recriar paisagens com uma precisão enorme.

Caso a utilização dessa informação seja tão competente quanto o processo de captura, podemos esperar por um sistema de mapas 3D surpreendente.

Fonte: Conversations by Nokia

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.