Nokia vende mais de 450 patentes, algumas essenciais para a tecnologia GSM. Tiro no pé?

1 min de leitura
Imagem de: Nokia vende mais de 450 patentes, algumas essenciais para a tecnologia GSM. Tiro no pé?

(Fonte da imagem: BGR)

A Nokia, gigante finlandesa dos telefones que possui mais de 30 mil patentes nesse ramo, acaba de vender aproximadamente 450 das suas licenças para a empresa italiana Sisvel International.

Você talvez nunca tenha ouvido falar dessa empresa, mas a Sisvel trabalha justamente com a compra e licenciamento de patentes (basta notar o slogan da companhia: “Nós protegemos ideias.”). O objetivo deles é o de centralizar o conhecimento de diversas áreas e então tratar do licenciamento das tecnologias, bem como levar a júri aqueles que não respeitarem os devidos direitos autorais.

De acordo com a Nokia, das patentes vendidas, 350 são essenciais para a tecnologia GSM. Isso torna o processo curioso, pois durante o segundo semestre de 2011 a página Wireless Week reportou que a gigante filandesa lucrou US$ 640 milhões somente com o licenciamento das suas patentes para terceiros.

Os valores da atual venda não foram informados, mas é de se perguntar se a quantia coletada agora em curto prazo será maior da que poderia ser arrecadada com o contínuo processo de licenciamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.