Nokia está colocando apps em sua loja sem a permissão dos desenvolvedores

1 min de leitura
Imagem de: Nokia está colocando apps em sua loja sem a permissão dos desenvolvedores

Quando foi anunciado, a ideia trazida pelo Nokia X chamou bastante atenção, principalmente pela sua proposta de oferecer aplicativos Android a partir da loja online da Nokia. É claro que muitos passaram a se perguntar como a empresa conseguiu fazer isso, e agora temos uma resposta – que, infelizmente, não deve deixar os desenvolvedores mobile nada animados.

O método utilizado pela Nokia foi revelado com uma imagem trazida pelo site Geek. Nela, é possível ver uma mensagem enviada pela empresa para a desenvolvedora do aplicativo do ADW.Launcher. Confira o texto, na íntegra, logo abaixo:

“Caro Time AnderWeb,

Você tem um aplicativo e possivelmente mais na Nokia Store pronto para alcançar o novo mercado dos usuários do Nokia X ao redor do mundo.

ADW.Launcher já é compatível com o Nokia X sem que você tenha que mudar uma linha de código sequer.

Nós já criamos sua conta na Nokia Store e fizemos o upload do seu app; tudo o que você precisa para alcançar potenciais novos usuários é permitir que o time Nokia Store da Microsoft contate você.”

Agindo sem permissão

Em resumo, a Nokia está tomando a liberdade de copiar o conteúdo dos aplicativos dos desenvolvedores e deixando-os prontos para a publicação em sua loja, bastando que um login seja feito para completar o processo.

Apesar de isso ser lisonjeiro, de certa forma – afinal, a companhia se deu ao trabalho de pegar seu app provavelmente quer dizer que ela acredita no sucesso dele –, a maneira como ela o está fazendo, sem qualquer aviso prévio, vem sendo vista com maus olhos por muitos. Agora, como ela vai reagir a isso: continuar agindo da mesma maneira? Talvez mudar sua “estratégia”? É esperar uma declaração oficial da Nokia para descobrir.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.