Morre aos 85 Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo

1 min de leitura
Imagem de: Morre aos 85 Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Hiroshi Yamauchi, o homem responsável por transformar a Nintendo em uma gigante dos video games, faleceu aos 85 anos de idade. Um representante da companhia falou ao BBC News que a empresa está de luto pela “perda o ex-presidente, que tristemente nos deixou nesta manhã”.

Quando Yamauchi se tornou o dirigente da Nintendo em 1949, a companhia era apenas uma pequena fabricante de cartas ao estilo tradicional japonês, conhecido como Hanafuda. Em 1963, ele renomeou a empresa de Nintendo Playing Card para o seu nome atual e diversificou intensamente as atividades do negócio.

Nos anos seguintes, a corporação trabalhou como um serviço de taxi, uma rede de TV e até mesmo uma franquia de motéis antes de entrar no mercado de brinquedos, em 1966. O primeiro produto lançado foi a Ultra Hand, um braço extensivo que podia pegar objetos que estivessem distantes, desenvolvido por Gunpei Yokoi, o criador do Game & Watch.

Dominando o mundo

Com o sucesso estabelecido da série Game & Watch e a vinda de funcionários como Shigeru Miyamoto (pais dos maiores jogos da Nintendo), Yamauchi supervisionou a criação do Famicom, o primeiro console doméstico da empresa. Mundialmente lançado com o nome de Nintendo Entertainment System, o NES pode ser considerável como o catalizador responsável pelo renascimento da indústria dos video games.

Yamauchi continuou como presidente da companhia durante seus anos dourados, período no qual também foram lançados o Game Boy, o Super Nintendo, o N64 e, finalmente, o GameCube. Após o lançamento do console de baixa popularidade, a presidência da empresa passou para o atual dirigente, Satoru Iwata, em 2002. Ainda assim, na data de sua morte, Horoshi Yamaushi ainda era um dos maiores acionistas da Nintendo.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Morre aos 85 Hiroshi Yamauchi, o homem que transformou a Nintendo