Suecos trocam senhas do escritório por chips NFC implantados sob a pele

1 min de leitura
Imagem de: Suecos trocam senhas do escritório por chips NFC implantados sob a pele
Imagem: Gallery Hip

A implantação de chips NFC sob a pele não é novidade alguma, uma vez que já existe um bocado de gente por aí utilizando essa tecnologia para as mais diversas finalidades. Entretanto, um edifício comercial em Estocolmo, na Suécia, está implantando pela primeira vez essa ferramenta como meio de acesso de seus funcionários a portas, equipamentos e outros sistemas.

Vários trabalhadores do prédio em questão tiveram chips implantados nas mãos e, em breve, mais 700 pessoas serão convidadas a usar a tecnologia e aposentar crachás, senhas e outras formas de acesso ao prédio.

A BBC visitou o local e conversou com alguns funcionários para saber como eles estão encarando a ideia. Alguns parecem bem positivos quanto à novidade, mas há muitos que simplesmente não querem nem saber de implantar chips sob a pele. Ann-Cathrine Liska, funcionária de um escritório do edifício, comentou que acha a ideia do chip promissora, mas não quer fazer o implante apenas para abrir portas e ligar impressoras.

O idealizador do projeto se chama Hannes Sjoblad, mas ele não usa o chip apenas para destrancar portas e ligar equipamentos no seu escritório. Seu chip armazena informações do seu contato profissional, substituindo, portanto, o tradicional cartão de visitas. “Queremos entender essa tecnologia antes que eles venham e digam que nós temos que colocar um chip, a Receita Federal, o Google, o Facebook”, explicou Sjoblad.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.